A AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO FAMILIAR DE FARINÁCEOS/PANIFICADOS NO MUNICÍPIO DE GUARANI DAS MISSÕES – RS

Autores

  • Gilvane Maria Karas Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Gestão da Produção. Operações. Comercialização. Agroindústrias familiares

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre a agroindustrialização da produção familiar de farináceos/panificados no Município de Guarani das Missões/RS, evidenciando as particularidades existentes na gestão e em sua estrutura. Nesse sentido, o objetivo geral será analisar como a gestão da produção e operações pode auxiliar o processo produtivo e, na comercialização dos produtos nas agroindústrias familiares de farináceos/panificados, no Município de Guarani das Missões/RS. Assim, em termos teóricos, discute-se a administração da produção e processo produtivo, considerando-se questões como a gestão da qualidade e o método Kaizen como forma de adquirir qualidade evitando desperdício e reduzindo custos, além de abranger os termos de canais de comercialização nas organizações, agroindústrias familiares, o processo produtivo e a comercialização de farináceos e panificados no que tange as cadeias longas e as cadeias curtas. Quanto à metodologia, a pesquisa pode ser classificada como descritiva e com abordagem qualitativa. A população-alvo da pesquisa serão os proprietários das agroindústrias familiares selecionadas através de censo. A coleta de dados será por meio de roteiro de entrevista semiestruturado e da observação não participante. A análise dos dados será realizada através da análise do conteúdo, com as seguintes categorias: Produção e, Comercialização. Como tópicos de análise da categoria “produção” tem-se a observação do Processo de produção; a aquisição/movimentação da matéria prima e; a utilização de máquinas e utensílios. Com relação a categoria “comercialização”, os tópicos de análise são: processo de comercialização; o transporte dos produtos e; os canais de comercialização. Os resultados esperados são verificar se há influência da gestão nos processos de produção e comercialização, da mesma forma, como os processo são executados e, quais empecilhos gerenciais, e/ou administrativos podem estar afetando na atividade exercida pelas agroindústrias familiares. Espera-se, com este estudo, sugerir alternativas para a comercialização dos produtos e melhorias no processo produtivo das agroindústrias familiares.

Biografia do Autor

  • Gilvane Maria Karas, Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo

    A AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO FAMILIAR DE FARINÁCEOS/PANIFICADOS NO MUNICÍPIO DE GUARANI DAS MISSÕES – RS

     

    Gilvane Maria Karas[1], Carlos Eduardo Ruschel Anes[2]

     

    Este trabalho apresenta um estudo sobre a agroindustrialização da produção familiar de farináceos/panificados no Município de Guarani das Missões/RS, evidenciando as limitações existentes na gestão e em sua estrutura. Nesse sentido, o objetivo geral será analisar como a gestão da produção e operações pode auxiliar o processo produtivo e, a comercialização dos produtos nas agroindústrias familiares de farináceos/panificados, no Município de Guarani das Missões/RS. Assim, em termos teóricos, discute-se a administração da produção e processo produtivo, considerando-se questões como a gestão da qualidade e o método Kaizen como forma de adquirir qualidade evitando desperdício e reduzindo custos, além de abranger os termos de canais de comercialização nas organizações, agroindústrias familiares, o processo produtivo e a comercialização de farináceos e panificados no que tange as cadeias longas e as cadeias curtas. Quanto à metodologia, a pesquisa pode ser classificada como descritiva e com abordagem qualitativa. A população-alvo da pesquisa serão os proprietários das agroindústrias familiares selecionadas através de censo. A coleta de dados será por meio de roteiro de entrevista semiestruturado e da observação não participante. A análise dos dados será realizada através da análise do conteúdo, com as seguintes categorias: Produção e, Comercialização. Como tópicos de análise da categoria “produção” tem-se a observação do Processo de produção; a aquisição/movimentação da matéria prima e; a utilização de máquinas e utensílios. Com relação a categoria “comercialização”, os tópicos de análise são: processo de comercialização; o transporte dos produtos e; os canais de comercialização. Os resultados esperados são verificar se há influência da gestão nos processos de produção e comercialização, da mesma forma, como os processo são executados e, quais empecilhos gerenciais, e/ou administrativos podem estar afetando na atividade exercida pelas agroindústrias familiares. Espera-se, com este estudo, sugerir alternativas para a comercialização dos produtos e melhorias no processo produtivo das agroindústrias familiares.

     

    Palavras-chave: Gestão da Produção. Operações. Comercialização. Agroindústrias familiares


    [1] Acadêmica do curso de Bacharelado em Administração, email: gilvanekaras@hotmail.com, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo

    [2] Professor do curso de Bacharelado em Administração, email: carlos.anes@uffs.edu.br, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo

Referências

AGRIMINAS – AGRICULTURA FAMILIAR DE MINAS GERAIS. Agricultura Familiar. Disponível em: <http://www.fetaemg.org.br/agriminas2016/agricultura-familiar/>. Acesso em: 08 mar. 2017.

ALVARES, María E. B.. Manual de Organização, Sistemas e Métodos. 5. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2011.

ANDRADE, Daniquele P. Ação coletiva de Agroextrativista em circuitos curtos de comercialização de produtos do Cerrado: Estudo de caso em Pirenópolis-GO. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/21021/1/2016_DaniquelePinhoAndrade.pdf. Acesso em 10 abr. 2017.

ARAÚJO, Massilon J. . Fundamentos de Agronegócio. 2. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2007.

BATALHA, Mário O.; BUAINAIN, Antônio M.; FILHO, Hildo M. S.. Tecnologia de Gestão e agricultura familiar. Disponível em: http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/241/Tecnologia%20de%20Gest%C3%A3o%20e%20Agricultura%20Familiar.pdf. Acesso em: 10 mar. 2017.

BORTOLUZZI, Dinara L.. Agroindústria Familiar Rural e desenvolvimento econômico: um estudo no município de Doutor Maurício Cardoso/RS. Disponível em: <http://www.fahor.com.br/publicacoes/TFC/Economia/2013/Eco_Dinara.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2017.

BRASIL. Portal Brasil. Economia e emprego. Agricultura familiar produz 70% dos alimentos consumidos por brasileiro. Notícia publicada em: 24 jul. 2015. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/economia-eemprego/2015/07/agricultura-familiar-produz-70-dos-alimentosconsumidos-por-brasileiro>. Acesso em: 17 mar. 2017.

BRASIL. Resolução da Diretoria Colegiada nº 275, de 21 de outubro de 2002. Dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/alimentos/bpf.htm>. Acesso em: 04 abr. 2017.

CAPA. Agroindústria Familiar Rural: contribuições para o desenvolvimento agroecológico. Disponível em:<http://www.capa.org.br/uploads/pdf/Agroindustria_Familiar_ Rural.pdf>. Acesso em: 08 mar. 2017.

CARVALHEIRO, Elizângela M.. A construção social de mercados para os produtos da Agroindústria Familiar. Disponível em:<http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/36384/000817135.pdf?sequence=1>. Acesso em: 04 abr. 2017.

CRUZ, Tadeu. Sistemas, Organização e Métodos. 3. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2011.

CURY, Antonio. Organização e Métodos: uma visão Holística. 8. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2012.

DAVIS, Mark M.; AQUILANO, Nicholas J.; CHASE, Richard B. Fundamentos da Administração da produção. 3. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

EMATER - EMPRESA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL. Agroindústria Familiar. Disponível em:<http://www.emater.tche.br/site/area-tecnica/agregacao-de-valor/agroindustria-familiar.php#.WM8U7-JWzIU>. Acesso em: 17 mar. 2017.

FLICK, Uwe. Introdução á Pesquisa Qualitativa. 3. ed.Porto Alegre: Artmed, 2009.

GAITHER, Norman; FRAZIER, Greg. Administração da Produção e Operações. 8. ed. São Paulo: CENGAGE, 2002.

GAZOLLA, Marcio. Atores sociais e novidades na agroindústria familiar rural: avançando no debate sobre os seus mercados. Disponível em: http://docplayer.com.br/9079483-Atores-sociais-e-novidades-na-agroindustria-familiar-rural-avancando-no-debate-sobre-os-seus-mercados.html. Acesso em: 18 mar. 2017.

GAZOLLA, Marcio. Conhecimentos, Produção de novidades e ações institucionais:cadeias curtas das agroindústrias familiares. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/72252/000883132.pdf?sequence=1>. Acesso em: 19 mar. 2017.

GAZOLLA, Marcio; PELEGRINI, Gelson. A Agroindústria Familiar:Uma estratégia de agregação de valor a produção e renda das famílias rurais. In: CONGRESSO DA SOBER, 50., Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: SOBER, 2009. Disponível em: <http://www.sober.org.br/palestra/13/183.pdf>. Acesso em: 28mar. 2017.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2008.

GIL, Antonio C.. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍTICA.

Censo Agropecuário 2006: Brasil, grandes regiões e unidades da federação. Rio de Janeiro: IBGE, 2006. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/agropecuaria/censoagro/brasil_2006/Brasil_censoagro2006.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2017.

_____. IBGE Cidades. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=430673&search=rio-grande-do-sul| >. Acesso em: 02 abr. 2017.

Downloads

Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Pesquisa