TRABALHANDO AÇÃO DOS DECOMPOSITORES NO SOLO NO ESTÁGIO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Estágio de ciências, aula prática, FormaçãoResumo
O presente relato de experiência tem por objetivo apresentar os resultados de uma atividade prática realizada com o sexto ano do ensino fundamental em uma escola pública municipal do município de Cerro Largo – RS. A realização de um estágio de docência nos possibilita a percepção da realidade apresentada nas escolas, somos inseridos no contexto escolar e percebemos as dificuldades e desafios impostos aos professores e a importância de sermos capazes de “superarmos” esses desafios, num constante movimento formativo.
Esta atividade foi realizada pela estagiária, sendo que o principal objetivo foi apresentar aos alunos, o processo de decomposição e mostrar que a decomposição é um processo importante porque permite que os nutrientes retornem ao meio abiótico. Tínhamos trabalhado em aulas anteriores os conceitos de seres produtores, consumidores e decompositores. Esses últimos, que são representados por fungos e bactérias, são responsáveis por degradar os restos de seres vivos.
Dessa forma os alunos foram capazes de perceber que nem todos os elementos são degradados no solo, concluíram que em ambos os solos (úmidos e secos) ocorrem à decomposição dos restos animais e vegetais, no solo úmido o processo de degradação dos elementos orgânicos foi mais rápido e como a matéria orgânica pode influenciar nas características do solo.
O presente trabalho demonstra que as metodologias e estratégias experimentais utilizadas são de grande valia para os alunos, pois além de desenvolver a aprendizagem. Tendo em vista os resultados apresentados nas atividades avaliativas desenvolvidas (produção dos questionários), pode-se concluir que a proposta de ensino sobre a ação dos decompositores no solo no nível fundamental obteve um bom resultado, pois ressalta a aula prática como ferramenta facilitadora da aprendizagem, fica nítido a clareza que a utilização de uma atividade prática para exemplificar os diferentes conteúdos trabalhos no ensino de ciências, e a necessidade de fazer com que os alunos aprendam a construir um conhecimento de forma autônoma, é de fundamental importância para a compreensão. Ainda, tais atividades, contribuem na construção de uma aula mais dialogada, crítica e reflexiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.