CONTRIBUIÇÕES SOBRE UMA AULA PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR PIBIANOS

Autores

  • Sarana Machado Solano Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo
  • Wilttom Ribeiro Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo
  • Paula Vanessa Bervian Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo

Palavras-chave:

ensino, formação de professores, PIBID

Resumo

A introdução de práticas educativas faz parte do planejamento, pois através dos mesmos podemos buscar novas formas de ensinar. O planejamento da aula prática foi de proporcionar aos alunos uma forma diferente de se ter o contato com a matéria que estava sendo abordada(Esta aula consistia em mostrar aos alunos algumas das (espécies/gênero) de algumas das algas que eles estavam estudando e apenas observando no livro),fazendo uso da materiais alternativos para ilustração do conteúdo.

A ilustração com materiais que os alunos possam ter contato aumenta a capacidade de memorização na hora do aprendizado segundo os alunos. A experiência que tivemos foi de extrema importância, pois possibilitou vivenciar e executar práticas que faltou no nosso ensino regular, tendo o privilégio de agregar conhecimentos como professores em processo de ensino e a de aluna no de aprendizagem com esse conhecimento adquirido.  Será um somatório no decorrer da trajetória do curso de graduação, ao mesmo tempo em que vivenciamos novas práticas de ensino aprendizagem.

As aulas práticas propiciam ao professor apresentar a disciplina de forma mais leve não tão formal, mas não deixando de ser didática, já que a aprendizagem se faz através da curiosidade e da dúvida, pois se trata muitas vezes de conceitos abstratos “mexem” com a imaginação do aluno. Vale ressaltar que caso o aluno já esteja familiarizado com o conteúdo ele consegue participar de maneira mais livre. A construção do planejamento no ensino compartilhado entre professores e supervisoras potencializa o processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno bolsista, pois o compartilhamento de ideias gera discussões e abre novos olhares no planejamento. Lembrando que a proposta do programa de iniciação à docência é proporcionar ao bolsista aprender a importância do planejamento do dia-a-dia, e os benéficos que o mesmo pode trazer para as suas aulas e sua vida. E neste contexto o projeto nos permite aliar a teoria do curso à prática docente, fazendo desenvolver o senso crítico e fazer uso de novas abordagens e métodos para o ensino.

A participação no projeto tem papel fundamental em minha formação, pois foi ele que proporcionou a construção e melhoramento dos métodos que faço uso no planejamento de minhas atividades. Na relação entre o programa e a escola, percebemos que ao mesmo tempo em que se inseriram na escola, iniciantes na docência, permitiu-se também que esses mesmos jovens, sentissem na pele o ardo trabalho de ser professor e a valorizar essa classe tão digna

A participação do grupo PIBID é um estímulo a mais para a interação com a área da licenciatura, para que realmente possamos aprender com a nossa futura trajetória como professores.  Sabemos que novas experiências ainda estarão por vim, e essa vontade de aprender e se dedicar em nossos propósitos é que irá fazer a diferença, como bolsistas, como profissionais, como cidadão neste projeto que busca educadores capacitados para enfrentar todas as barreiras que surgiram, lutando por um futuro digno para todos os alunos, e para a nossa educação.

Biografia do Autor

  • Sarana Machado Solano, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo
    490 CARACTERES
  • Wilttom Ribeiro, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo
    490 caracteres
  • Paula Vanessa Bervian, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo
    490 caracteres

Downloads

Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino