O PAPEL DA EMPRESA JÚNIOR NA FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR
Palavras-chave:
Empresa Júnior. Práticas pedagógicas. Formação acadêmica.Resumo
Vinculada ao curso de Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Cerro Largo-RS, encontra-se a Integração Júnior – IJ, Empresa Júnior – EJ que se propõe a contribuir com a formação prática dos acadêmicos, futuros administradores. Nesse contexto, por meio deste estudo, propõe-se investigar de que forma as práticas desenvolvidas na/pela Integração Júnior podem contribuir para o aprendizado ou o aprimoramento de competências dos alunos do curso de Administração? No intuito de elucidar essa questão, definiu-se por objetivo deste estudo: analisar as atividades realizadas na/pela Integração Júnior, vislumbrando as prováveis contribuições para a formação dos acadêmicos, no sentido de aprender ou consolidar competências necessárias para exercício da profissão de administrador com eficiência e eficácia. Para tanto, optou-se por desenvolver um estudo de caso, cujo foco foi a Integração Júnior e seus diretores e ex-diretores, acadêmicos do curso de Administração da UFFS. A observação participante e a entrevista semiestruturada foram os procedimentos técnicos adotados para coletar os dados desta pesquisa. Ressalta-se que as observações, no âmbito da IJ, ocorreram no período de 1º de outubro de 2016 a 31 de março de 2017, e que foram entrevistados 16 diretores e ex-diretores da IJ, no período de 8 a 24 de março de 2017. Os resultados obtidos mostram que as atividades realizadas na/pela IJ têm contribuído para a obtenção ou consolidação de habilidades técnicas e gerenciais, bem como de atributos pessoais dos universitários, além de instigar esses alunos a trilharem o caminho do empreendedorismo. Entre as habilidades técnicas e gerenciais, as mais citadas pelos entrevistados foram: trabalhar em equipe, falar em público, saber liderar e saber negociar; enquanto que os atributos pessoais entendidos como os mais desenvolvidos foram: ser responsável, ser inovador e ser dedicado. Segundo os relatos dos entrevistados participantes desta investigação, o aprendizado ou o aprimoramento de tais habilidades depende, diretamente, da realização de atividades, tais como: participar de reuniões com a Diretoria Executiva, desenvolver projetos e consultorias na prática, participar de reuniões com o Conselho de Administração e visitar as empresas e conversar com os donos/empreendedores, entre outras. Por fim, vale ressaltar que essas atividades desenvolvidas na/pela IJ transformam-se em verdadeiras práticas pedagógicas fundamentais para a formação dos alunos do curso de Administração, na medida em que propiciam a oportunidade de os universitários colocarem em prática os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula.Downloads
Publicado
30-11-2017
Edição
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Extensão e Cultura
Licença
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