GESTÃO DA QUALIDADE: A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA 5S EM UMA EMPRESA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA MULTIMARCAS EM CERRO LARGO-RS
Palavras-chave:
Consultoria. Gestão da qualidade. Programa 5S.Resumo
O estudo aborda a gestão da qualidade, particularmente o Programa 5S, como fator diferencial para que as empresas mantenham-se em condições de competir no mercado. Ressalta-se que o empirismo da proposta configurou-se a partir da demanda de uma microempresa de assistência técnica multimarcas, com sede em Cerro Largo-RS, por uma consultoria da Integração Júnior (Empresa Júnior vinculada ao curso de Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS). Observou-se que a microempresa apresentava dificuldades relacionadas ao emprego adequado de seus equipamentos, à organização interna dos materiais e do pessoal e à gestão dos estoques de peças, o que, de modo geral, são problemas para a maioria das micro e pequenas empresas brasileiras, devido à falta de qualificação de seus gestores, geralmente os proprietários, para administrarem seus empreendimentos. Diante das dificuldades evidenciadas, os diretores da Integração Júnior sugeriram aplicar o Programa 5S na microempresa como forma de equacioná-las. Sendo assim, delineou-se o objetivo de implementar o Programa 5S na microempresa de assistência técnica multimarcas. Para atingi-lo, utilizou-se a pesquisa aplicada de natureza qualitativa. Ressalta-se que a coleta de dados deu-se na própria microempresa, por meio do acompanhamento das cinco fases que compreendem o Programa 5S, quais sejam: Seiri – senso de utilização, Seiton – senso de organização, Seiso – senso de limpeza, Seiketsu – senso de padronização e Shitsuke – senso de disciplina. Implementado o Programa, revelam-se os principais resultados alcançados: o aprendizado dos diretores, bolsistas e voluntários da Integração Júnior, por meio da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, o resgate da motivação dos colaboradores da microempresa com a mudança de comportamento dentro do ambiente de trabalho, no sentido de serem pró-ativos na manutenção das conquistas obtidas, e a melhoria da estrutura organizacional. Outrossim, importa destacar que a microempresa melhorou, significativamente, os aspectos inerentes ao excesso de materiais inservíveis dentro do espaço da loja, à organização dos estoques, à limpeza do ambiente, à padronização do atendimento aos clientes e dos serviços prestados, bem como à disciplina consciente do microempresário (proprietário) e de seus colaboradores. Por fim, pode-se afirmar que houve sucesso na realização da consultoria, uma vez que, a partir da implantação do Programa 5S, houve melhoria do ambiente de trabalho, principalmente, quanto ao conforto e ao bem-estar dos colaborados e à capacidade de prestar um serviço mais qualificado aos seus clientes.Downloads
Publicado
30-11-2017
Edição
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Extensão e Cultura
Licença
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