DIÁLOGOS (IM)PERTINENTES: CONVERSANDO SOBRE ESCOLA, COTIDIANO E FORMAÇÃO

Autores

  • Robson Olivino Paim Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Dione Fatima Grzyboski Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

A formação de professores (inicial ou contínua) aparece nas pesquisas sobre a qualidade da educação como forma de propiciar aos educadores a continuação da sua formação, com a aquisição de novos conhecimentos que incidem na renovação de suas práticas em sala de aula e em outros espaços de aprendizagens, resgatando a valorização do profissional, de modo a oportunizar estímulos para a efetivação do seu trabalho e o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Tendo como horizonte o compromisso com a educação básica pública e de qualidade, a proposta de extensão ora apresentada se encontra no cotejamento dos objetivos institucionais para atuação da UFFS frente à comunidade regional, com os pressupostos basilares a ação formativa do curso de Geografia, na formação inicial e continuada de professores. O público-alvo do projeto é composto pelos docentes de três escolas públicas de educação básica do município de Erechim-RS, componentes da rede estadual de ensino, as quais são parceiras da UFFS no desenvolvimento das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), recebendo 15 estudantes do curso de Geografia e atuando na condição de co-formadoras destes para a docência. Objetiva promover espaço para diálogos entre a universidade e as escolas  acerca das interações entre educação escolar, do cotidiano e da formação de professores. Será desenvolvido no formato de palestras-dialogas com as seguintes temáticas: 1) Ser professor no mundo contemporâneo: uma visão político-pedagógica; 2) O caráter formativo da pesquisa na formação do professor; 3) Tecnologias digitais na organização do trabalho pedagógico; 4) Cotidiano e lugar nas aprendizagens escolares; 5) Perspectivas e abordagens da educação ambiental na escola; 6) Tecnologias de rede e suas potencialidades educativas; 5) A cidade na sala de aula – possibilidades metodológicas e; 6) implicações da organização escolar e do cotidiano no desenvolvimento profissional do professor.

Downloads

Publicado

24-02-2017

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Extensão e Cultura