A LIBERDADE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Chaiane Andressa Diehl Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Fernanda Klimaszewski Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

escola, crianças, liberdade, direito.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo trazer para o coletivo a reflexão sobre a liberdade na Educação Infantil. Este estudo emergiu da disciplina de Ação Pedagógica na Educação Infantil II, quando foram estudados dois artigos que permitiram o aprofundamento de questões acerca da liberdade de expressão das crianças, em que a interação e seus diálogos tivessem maior atenção e respeito. A escola é um ambiente em que as crianças têm a oportunidade de ampliarem seus conhecimentos, onde precisamos ajudá-los a criarem a sua própria percepção de mundo, sabendo conviver com as diferenças. Deixá-los livres para que possam interagir com outras crianças de diferentes idades, produzir e compartilhar suas ideias, abrir novos caminhos, dar a possibilidade para as crianças fazerem o que elas tem interesse e não obrigá-las a fazer algo que não querem. As nossas crianças são tratadas como alunos. Não existe uma idade certa de deixar de ser bebê ou criança. Basta olhá-las e perceber que elas estão esgotadas das atividades, querem brincar, porém, o brincar não é visto como aprendizagem e sim como para passar o tempo. Durante o estudo destes artigos notamos que há alguns direitos das crianças, direitos de conviver, brincar, participar, explorar, comunicar e principalmente conhecer-se. Os direitos são primordiais para o bom aprendizado da criança, deixá-la livre para conhecer a si e aos outros, e também o local em que ela passa muitas vezes, a maior parte do seu dia, ou seja, na escola. Concluímos nosso trabalho acreditando que a liberdade da criança da Educação Infantil, seja um dos principais momentos de aprendizagem dela, criando mais oportunidades de conhecer a si própria e conhecer a escola que ela está inserida. Deixá-la livre para a interação com outras crianças, livres para se expressarem da maneira que desejarem, somente auxiliando-as no que for necessário, sem interferências nas brincadeiras e na interação criança e mundo social seria uma proposta desafiadora para os professores que trabalham com as crianças da Educação Infantil.

Referências

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Publicado

23-11-2016

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Pesquisa