CIDADANIA, DIREITOS E DEVERES
Palavras-chave:
Cidadania. Direitos e Deveres. Democracia. Participação Política. Emancipação.Resumo
O presente trabalho visa apresentar o projeto de extensão “Cidadania, Direitos e Deveres: Promovendo ações de Emancipação, Democracia e Participação Política com os atores sociais da comunidade escolar da E.E.B. São Francisco (Chapecó-SC)”. O mesmo teve início em maio de 2015 e término em Julho de 2016. O projeto surgiu de demanda apresentada durante o contato com tal estabelecimento de ensino durante o desenvolvimento do subprojeto de História do PIBID. Suas principais ações foram promovidas em comunidades escolares de dois bairros com altos níveis de vulnerabilidade socioeconômica da região de Chapecó, Bairro Seminário e Efapi. As principais atividades promovidas tiveram como objetivo fomentar a análise critica social, possibilitando a compreensão de fatos históricos para justificar situações presentes no cotidiano e a produção de atividades relacionadas às representações do indivíduo dentro da comunidade escolar e fora do ambiente de ensino no qual o mesmo faz parte. As atividades visaram proporcionar diferentes mecanismos e técnicas, como Oficinas de Stop Motion e Oficina de Cartazes que possibilitaram ao participante a utilização destes mecanismos para produção de arte e cultura dentro da comunidade escolar. As ações abrangeram o apoio e estruturação do Grêmio Estudantil destas comunidades escolares e intervenções culturais na Universidade Federal da Fronteira Sul. Tal experiência propiciou as comunidades escolares a possibilidade da participação e colaboração dos bolsistas em atividades nas quais as escolas não contam com pessoal disponível, além de propiciar aos bolsistas contato direto com o ambiente escolar (seu futuro local de trabalho), além de um enriquecimento no que tange a leituras, debates e ações relacionando as atividades com o debate sobre a participação ativa dos sujeitos envolvidos no projeto, em suas sociedades. Devido ao contingenciamento d recursos realizados durante a execução do projeto, diversas atividades previstas não tiveram como serem realizadas, contudo buscou-se outras opções e ações acabaram sendo desenvolvidas. O projeto foi financiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
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