MOBILIZANDO E INTEGRANDO SABERES NA CONSTRUÇÃO DO CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PÚBLICA DE ENSINO-SAÚDE – COAPES, NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ

Autores

  • LARISSA THOMAS TOMBINI UFFS
  • LIANE COLLISELLI UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS/Campus Chapecó
  • VALERIA SILVANA FAGANELLO MADUREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS/Campus Chapecó
  • GESSIANI FATIMA LARENTES SECRETARIA DA SAÚDE DE CHAPECÓ
  • FERNANDA FABIANA LEDRA SECRETARIA DA SAÚDE DE CHAPECÓ

Palavras-chave:

Integração ensino-serviço, Formação Superior, Sistema Único de Saúde.

Resumo

Apresentação: Voltados ao fortalecimento da integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), os Ministérios da Saúde e da Educação instituíram, em 2015, diretrizes para que seja firmado o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde – COAPES. O contrato envolve gestores municipais e estaduais de saúde e instituições de ensino que possuem cursos de graduação na área da saúde e programas de residência médica e multiprofissional interessados em discutir e qualificar a inserção do estudante na rede e a integração ensino e serviço. Mediante processo de pactuação e discussão configura-se a Rede Escola do SUS, onde o serviço se beneficia com a inserção multiprofissional dos estudantes, além de contribuir para a formação destes futuros trabalhadores voltados às demandas, e o ensino assegura a inserção dos estudantes nos serviços da rede SUS, fortalecendo, ainda, a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais com o mesmo objetivo proposto. Objetivo: Este resumo objetiva relatar o movimento que vem ocorrendo no município de Chapecó, envolvendo instituições de ensino superior, serviços de saúde, gestão e comunidade, na intenção de celebrar o COAPES. Descrição das atividades: A Comissão de Integração Ensino-Serviço – CIES Oeste Catarinense iniciou movimento de aproximação e articulação para a construção do COAPES no município de Chapecó e. em março/16, estabeleceu cronograma de encontros quinzenais para estudos e instrumentalização da CIES acerca do instrumento, sob coordenação da gestão de saúde municipal. Em Abril/2016 foram convidados a conhecer e discutir a proposta, representantes das três maiores instituições de ensino superior de Chapecó, onde passaram a compor grupo de trabalho criado para a discussão da proposta de implantação do COAPES Chapecó, que conta, ainda, com representação da gestão estadual de saúde e dos hospitais de referência regional componentes da rede de atenção do SUS em Chapecó. Desde então, o grupo de trabalho realiza encontros semanais para estudo das portarias e afins, aproximação, articulação, discussão e construção coletiva de plano de atividades de ensino em saúde, coerentes à realidade e articulados às necessidades em saúde no contexto do SUS. Ainda na proposição da construção coletiva, ocorreu, em agosto de 2016, apresentação e socialização da experiência do município de Foz do Iguaçu/PR na implantação do COAPES, moldada por êxitos e desafios que consolidam a ordenação e qualificação da formação no SUS. Resultados: Até agosto de 2016 foram realizados 15 encontros com destaques à definição de territórios de inserção para cada instituição de ensino superior, possibilitando o desenvolvimento de atividades de caráter contínuo e permanente; apresentação e discussão dos indicadores de saúde, levantamento das necessidades e prioridades eleitas pelo município que possam ser remetidas para o campo de ensino aprendizagem. Considerações: Entende-se que o COAPES Chapecó constitui importante dispositivo de organização e qualificação da atenção e formação em saúde, ao propor, em sua natureza, aspectos voltados ao ensino, pesquisa e extensão inclinados ao atendimento das necessidades do SUS em nível municipal.

Biografia do Autor

  • LARISSA THOMAS TOMBINI, UFFS
    PROFESSORA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UFFS
  • LIANE COLLISELLI, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS/Campus Chapecó

    Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó-SC. Pesquisadora do grupo/CNPq: GEPEGECE/UFFS. Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

  • VALERIA SILVANA FAGANELLO MADUREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS/Campus Chapecó
    Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó-SC. Pesquisadora do grupo/CNPq: GEPEGECE/UFFS. Chapecó, Santa Catarina, Brasil.
  • GESSIANI FATIMA LARENTES, SECRETARIA DA SAÚDE DE CHAPECÓ
    Técnica do Setor de Projetos e Planejamento da Secretaria de Saúde de Chapecó (SESAU). Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP). Coordenadora do PET-Saúde/ GraduaSUS
  • FERNANDA FABIANA LEDRA, SECRETARIA DA SAÚDE DE CHAPECÓ

    Psicóloga. Mestre em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde pela ENSP/FIOCRUZ. Responsável pela Educação em Saúde na Gerência de Gestão do Trabalho e Educaççao na Saúde da Secretaria da Saúde de Chapecó. Coordenadora do PET-Saúde/ GraduaSUS.

Referências

BRASIL. Portaria Interministerial Nº 1.124 de 04 de Agosto de 2015.

Downloads

Publicado

13-10-2016

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino