A AVALIAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE APERFEIÇOAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • EDUARDA R. AGNOLIN REGINA AGNOLIN Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim

Palavras-chave:

Aprendizagem. Escola. Prova.

Resumo

Entre os objetivos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) está a inserção dos estudantes de licenciaturas no cotidiano escolar, permitindo-lhes aliar a teoria do conteúdo científico à prática escolar. O trabalho que ora se apresenta é resultado de uma atividade de ensino, realizada pelos bolsistas do PIBID - subprojeto Geografia - na Escola Estadual Santo Agostinho, com alunos do sexto ano do ensino fundamental. Através da leitura e discussão sobre o livro” Prova: Um momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas” de Pedro Vasco Moretto, refletiu-se sobre a avaliação na escola e pensou-se em elaborar uma atividade em que alunos e professores pudessem expor suas opiniões em relação à avaliação . A avaliação como um processo que vise verificar se os alunos obtiveram aprendizagens significativas. A avaliação não com caráter punitivo, mas como uma análise dos conhecimentos adquiridos que vise contribuir para a melhoria da qualidade de ensino, na busca de novas metodologias de avaliação e práticas docentes, facilitando assim o processo de ensino e aprendizagem O objetivo da atividade foi compreender a importância da avaliação, o aperfeiçoamento de seu método, entender o conceito de avaliação na visão do aluno, caracterizar qualitativamente a avaliação, entender a avaliação na visão da Escola, comparar as duas visões da temática em questão com o livro trabalhado no subprojeto. A atividade foi desenvolvida através de um diálogo sobre o tema avaliação, em que foram feitos questionamentos a professores e alunos. Através desta atividade os alunos puderam expressar seus medos e angústias em relação à avaliação, e de que forma gostariam de ser avaliados. Com os professores, discutiu-se sobre quais as principais formas de avaliação além da tradicional prova, e quais os principais critérios na hora de elaborá-la. Portanto essa atividade foi essencial para entendermos um pouco mais sobre os métodos avaliativos. Durante muito tempo provas e trabalhos foram utilizados como instrumentos que classificavam os alunos entre bons ou aqueles que estavam ali somente por obrigação. Atualmente, a avaliação é vista como uma importante ferramenta que o professor usa para alcançar seus objetivos e fazer com que o aluno busque maneiras diferentes de demonstrar seus conhecimentos.

Biografia do Autor

  • EDUARDA R. AGNOLIN REGINA AGNOLIN, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim

    AVALIAÇÃO: FERRAMENTA PARA MEDIR OS PROGRESSOS DO ALUNO

    Alexandra Carniel¹

    Eduarda Agnolin²

    Reginaldo Souza³

     

     

    Entre os objetivos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) está a inserção dos estudantes de licenciaturas no cotidiano escolar, permitindo-lhes aliar a teoria do conteúdo científico a prática escolar. O trabalho que ora se apresenta é resultado de uma atividade de ensino, realizada pelos bolsistas do PIBID- subprojeto Geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Agostinho, com alunos do sexto ano do ensino fundamental. Através da leitura e discussão sobre o livro” Prova: Um momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas” de Pedro Vasco Moretto, refletiu-se sobre a avaliação na escola e pensou-se em elaborar uma atividade em que alunos e professores pudessem expor suas opiniões em relação a avaliação. A avaliação como um processo que vise verificar se os alunos obtiveram aprendizagens significativas. A avaliação não como punição ou tortura, mas como uma análise dos conhecimentos adquiridos que vise contribuir para a melhoria da qualidade de ensino, na busca de novas metodologias de avaliação e práticas docentes, facilitando assim o processo de ensino e aprendizagem O objetivo da atividade foi compreender a importância da avaliação, o aperfeiçoamento de seu método, entender o conceito de avaliação na visão do aluno, caracterizar qualitativamente a avaliação, entender a avaliação na visão da Escola, comparar as duas visões da temática em questão com o livro trabalhado no subprojeto. A atividade foi desenvolvida através de um diálogo sobre o tema avaliação, em que foram feitos questionamentos a professores e alunos. Através desta atividade os alunos puderam expressar seus medos e angústias em relação a avaliação, e de que forma gostariam de ser avaliados. Com os professores discutiu-se sobre quais as principais formas de avaliação além da tradicional prova, e quais os principais critérios na hora de elaborá-la. Portanto essa atividade foi essencial para entendermos um pouco mais sobre os métodos avaliativos. Durante muito tempo provas e trabalhos foram utilizados como instrumentos que classificavam os alunos entre bons ou aqueles que estavam ali somente por obrigação. Atualmente, a avaliação é vista como uma importante ferramenta que o professor usa para alcançar seus objetivos e fazer com que o aluno busque maneiras diferentes de demonstrar seus conhecimentos.

    ¹Estudante de graduação em Geografia pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Bolsista de Iniciação à Docência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Capes). E-mail: carnielalexandra@gmail.com

    ² Estudante de graduação em Geografia pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Bolsista de Iniciação à Docência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Capes). E-mail: eduardagnolin@gmail.com

     

    Palavras chave: Aprendizagem. Escola. Prova.

     

     

     

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Publicado

21-09-2016

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino