DESAFIOS EM RELAÇÃO À ORALIDADE NOS ANOS INICIAIS: PRÁTICAS EM SALA DE AULA

Autores

  • Amanda Cauana Pereia Da Costa Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
  • Carini Stolarski Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Zoraia Bittencourt Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

A presente pesquisa objetivou identificar e analisar os desafios que os educandos do 1º ao 4º ano dos anos iniciais do ensino fundamental enfrentam no ambiente escolar no seu cotidiano, bem como os recursos pedagógicos que os educadores utilizam para desenvolver suas atividades em torno da oralidade. Foi também objetivo de trabalho problematizar como a oralidade está sendo trabalhada pelos professores em sala de aula, com os alunos do 1º ao 4º ano em uma escola estadual, em Erechim, Norte do Rio Grande do Sul. Como procedimento metodológico foi realizada uma pesquisa de campo, na qual a coleta de dados foi através de questionários e entrevistas com educadores e estudantes. Os resultados evidenciaram que os alunos no início da fase escolar (1º ano) possuem maior facilidade para lidar com a oralidade independentemente da ocasião e que por desmotivação e inibição ao chegar ao final dessa fase (4º ano) os alunos ficam retraídos e desgostosos de realizar práticas orais. Já os educadores estão cientes de que a oralidade é uma atividade importante e que precisa ser trabalhada em sala de aula, e ainda há a preocupação de que essa importância não se perca no decorrer dos anos, ou seja, que o aluno chegue ao quarto ano com o mesmo interesse e desinibição que ele tem ao concluir o primeiro ano. A partir destes resultados, é possível concluir que a oralidade de fato precisa ser trabalhada na escola ludicamente, independentemente da fase escolar que o educando se encontra. Os professores necessitam estar atentos aos desafios que eles enfrentam cotidianamente, seja pela inibição em relação aos colegas, ou por outras razões; afinal, cada criança é um sujeito com suas características individuais.

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Publicado

23-11-2016

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Pesquisa