BIOENSAIO COM SEMENTES DE ALLIUM CEPA PARA DETERMINAR OS ÍNDICES DE GERMINAÇÃO E CRESCIMENTO DAS RADÍCULAS SUBMETIDAS AOS TRATAMENTOS DO DEFENSIVO AGRÍCOLA TRIFLUMURON
Palavras-chave:
Bioindicadores, Genotóxico, Inseticida, Potencial citotóxicoResumo
As regiões noroeste e das missões do estado do Rio Grande do Sul são locais que possuem importantes áreas agrícolas, com extensas áreas de lavouras. Sendo assim, há uso constante e intensivo de defensivos agrícolas, como, fungicidas, herbicidas e inseticidas. A utilização desses produtos sem restrição com aumento de suas dosagens, pode agravar problemas já criados, trazendo consequências ambientais inclusive a todos organismos expostos a eles. Esses compostos possuem substâncias com propriedades mutagênicas, genotóxicas e citotóxicas que pode afetar a saúde e a integridade genética dos seres vivos. A Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Cerro Largo está inserida dentro desse contexto e isso implica em ações constantes de monitoramento quanto ao impacto desses defensivos na vida dos organismos dentro desses ecossistemas, desde o homem, animais de grande e pequeno porte, insetos, microrganismos e plantas não-alvo dos defensivos. O objetivo da proposta foi de avaliar o impacto citotóxico e genotóxico do inseticida triflumuron, amplamente utilizado no controle de pragas agrícolas. Para o estudo utilizou-se sementes de Allium cepa (cultivar Baia Periforme) como bioindicador. A indicação de toxicidade foi observada pelos índices de germinação das sementes, velocidade de crescimento das radículas e pelas alterações morfológicas. Para atingir os objetivos, as sementes foram germinadas em placas de Petri previamente esterilizadas, forradas e cobertas com papel filtro. As placas com as sementes foram postas em B.O.D. durante período de 12 dias, com 14 horas de luz e 10 de escuro, a uma temperatura média de 20ºC, e submetidas nas soluções do inseticida, preparadas em três concentrações, uma na proporção de 2,5ml/L, outra na proporção de 5ml/L, sendo essa a concentração recomendada para uso agrícola, e a outra solução do defensivo foi preparada na proporção de 7,5ml/L. No controle utilizou-se água deionizada. A avaliação da germinação e comprimento ocorreu no décimo segundo dia. Nos tratamentos com as sementes de A. cepa, foram avaliados os índices de germinação, comprimento das raízes e alterações morfológicas. Os resultados mostraram que quanto ao crescimento das radículas não houve diferença do controle para os outros tratamentos. Porém, em relação aos índices de germinação, o controle apresentou diferença significativa em relação aos outros tratamentos, obtendo índices bem maiores, os resultados foram submetidos a análise de variância e para as médias dos tratamentos foram ajustadas equações de regressão polinomial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.