ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA LARA RIBAS ACERCA DA "III MOSTRA CULTURAL E PRÁTICAS DE CONHECIMENTO COTIDIANOS DO MUNDO DO TRABALHO" E DAS CONCEPÇÕES SOBRE O ESPAÇO ESCOLAR.
Palavras-chave:
Pesquisa, Ensino Médio, Trabalho, Sociologia, Quantitativa.Resumo
Inicialmente a ideia surgiu a partir do contexto em que a Escola de Educação Básica Lara Ribas realizará a: "III Mostra Cultural e Práticas de Conhecimento Cotidianos do Mundo do Trabalho". A mesma tem o intuito de socializar as práticas profissionais dos estudantes, com o objetivo de pensar o currículo e a prática pedagógica, levando em conta a realidade dos alunos e seus afazeres profissionais diários, pensando em formas de permanência e evitando a evasão escolar. Deste modo, resolvemos problematizar a concepção dos alunos em relação à Mostra, verificando se o objetivo da mesma está em consonância com o almejado pelos propositores, ou se, as perspectivas dos alunos estão em um viés diferente do proposto. Sendo assim, iremos realizar um questionário para avaliar quantitativamente a percepção dos alunos acerca da Mostra e o espaço escolar. Abordaremos as questões em relação à participação ou não dos alunos na Mostra, qual a sua visão em relação ao evento, qual a importância, como os alunos vinculam a atividade com as matérias desenvolvidas em sala de aula, qual o sentimento em relação à aprovação ou reprovação da realização da Mostra e também em relação às atividades desenvolvidas em sala de aula e quais motivos impulsionam a participação na Mostra proposta. Estas são algumas das perspectivas que pretendemos abordar no questionário, inicialmente realizando a aplicação de um questionário piloto para verificar a aplicabilidade do mesmo. Nosso público alvo consiste em entrevistados que são alunos participantes da "III Mostra Cultural e Práticas de Conhecimento Cotidianos do Mundo do Trabalho". A partir dos dados coletados será desenvolvida uma análise dos questionários e um artigo envolvendo a proposta do projeto em formato científico. Não podemos argumentar acerca das considerações finais, tendo em vista que a proposição está em andamento e seguindo um cronograma de aplicação e desenvolvimento.Downloads
Publicado
23-11-2016
Edição
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa
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