Horta escolar: Ambiente de Interação, aprendizagem e Saúde alimentar.
Resumo
O objetivo do presente projeto está focado no auxílio às escolas da rede pública municipal de Laranjeiras do Sul, PR, na implantação de hortas escolares, que por sua vez funcionariam como verdadeiros laboratórios vivos pedagógicos com o objetivo de relacionar os conteúdos teóricos oferecidos pelos professores dentro da sala de aula e com a prática que seria realizada no espaço da horta, realizando assim uma práxis entre a teoria e a pratica, e também estreitando as relações dos professores com os alunos. A metodologia proposta está baseada na realização de oficinas de meio ambiente e horta aos estudantes de cada escola contemplada pelo projeto, ao mesmo tempo em que oferece capacitação aos professores ao participarem da construção do "espaço horta". Outra providência importante foi a de sugerir a divisão das classes escolares segundo as faixas etárias das crianças e a discussão sobre quais atividades seriam adequadas às respectivas crianças. A capacitação aos professores da rede pública foi realizada em dois momentos: professores de: Jardim, primeiro e segundo ano num primeiro momento, e terceiro, quarto e quinto anos em um segundo momento, a divisão foi importante para discutir sobre quais atividades poderias ser realizada com as respectivas crianças. A outra oficina realizada foi com as crianças de 6 escolas da rede municipal e 3 CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil). Em cada instituição em que foi realizada a oficina foi encontra uma realidade diferente constatado que os alunos veem a horta de acordo com sua própria realidade, seja campo ou cidade. Finalmente, a idealização das oficinas foi obra dos acadêmicos e professores de Agronomia e Licenciatura em Educação no Campo e ministradas de forma tal a motivar os alunos a poderem influenciar seus familiares na necessidade de implantação de hortas similares em suas casas.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.