MODELO DIDÁTICO: BIOMAS BRASILEIROS

Autores

  • Aline Molossi Universidade Federal da Fronteira Sul - Realeza

Palavras-chave:

interpretação, atividade prática, maquetes

Resumo

Bioma é um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria. No Brasil encontram-se seis biomas, são eles: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal.  O trabalho consistiu numa construção de maquetes, foi realizado com alunos do terceiro ano do ensino médio de um colégio localizado no município de Realeza/PR. Inicialmente foram levadas fotos dos biomas brasileiros em slides, mostrou-se aos alunos e os mesmos foram divididos em grupos, cada grupo ficou responsável por esquematizar um dos biomas, o qual foi sorteado pelo professor. No dia da intervenção foram levados diversos materiais para a construção das maquetes, como por exemplo: isopor, e.v.a, papel crepom, tinta guache, erva, areia, massa de modelar, tesoura, fita, entre outros. Os alunos também acompanharam as características do bioma que ficaram responsáveis no livro didático e assim construíram as maquetes. Os trabalhos ficaram bem característicos e produtivos, foram feitos com dedicação e concentração dos alunos, as maquetes foram expostas no colégio. Atividades práticas não devem se limitar a nomeações e manipulações de vidrarias e reagentes, sendo fundamental que se garanta o espaço de reflexão, desenvolvimento e construção de ideias, ao lado de conhecimentos de procedimentos e atitudes. Nas aulas práticas os alunos enfrentam resultados não previstos, cuja interpretação desafia sua imaginação e raciocínio. A vivência de certa experiência facilita a fixação do conteúdo a ela relacionado, descartando-se a ideia de que as atividades experimentais devem servir somente para a ilustração da teoria.

Biografia do Autor

  • Aline Molossi, Universidade Federal da Fronteira Sul - Realeza

    Aline Molossi:  Discente do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza. aline.molossi@hotmail.com

    Rafaela Fassina Pazinatto: Discente do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza. rafapazinatto@hotmail.com

    Caroline Somavilla: Discente do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza. carol.somavilla@hotmail.com

    Janece Tubiana: Professora, Formação: Ciências com habilitação em Física. janicetubiana@gmail.com

    Neusa da Silva: Professora, Formação: Ciências do primeiro grau com habilitação em Biologia. neusaboavas@hotmail.com

    Alexandre Carvalho de Moura: Professor Doutor Biólogo, Formação: licenciatura e bacharel em ciências biológicas; Mestrado em microbiologia; Doutorado em engenharia agrícola. alexandre.moura@uffs.edu.br

Referências

FRANCO, Itamar. MATA ATLÂNTICA. Disponível em: <ftp://www.ufv.br/def/disciplinas/enf448/aula_10_fitogeografia/biomas/mata atl�ntica.pdf>. Acesso em: 29 set. 2016.

RONQUI, Ludimilla et al. A IMPORTÂ CIA DAS ATIVIDADES PRATICAS A ÁREA DA BIOLOGIA. Disponível em: <http://www.facimed.edu.br/site/revista/pdfs/8ffe7dd07b3dd05b4628519d0e554f12.pdf>. Acesso em: 29 set. 2016.

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Publicado

22-09-2016

Edição

Seção

Campus Realeza - Projetos de Ensino