MODELO DIDÁTICO: BIOMAS BRASILEIROS
Palavras-chave:
interpretação, atividade prática, maquetesResumo
Bioma é um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria. No Brasil encontram-se seis biomas, são eles: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal. O trabalho consistiu numa construção de maquetes, foi realizado com alunos do terceiro ano do ensino médio de um colégio localizado no município de Realeza/PR. Inicialmente foram levadas fotos dos biomas brasileiros em slides, mostrou-se aos alunos e os mesmos foram divididos em grupos, cada grupo ficou responsável por esquematizar um dos biomas, o qual foi sorteado pelo professor. No dia da intervenção foram levados diversos materiais para a construção das maquetes, como por exemplo: isopor, e.v.a, papel crepom, tinta guache, erva, areia, massa de modelar, tesoura, fita, entre outros. Os alunos também acompanharam as características do bioma que ficaram responsáveis no livro didático e assim construíram as maquetes. Os trabalhos ficaram bem característicos e produtivos, foram feitos com dedicação e concentração dos alunos, as maquetes foram expostas no colégio. Atividades práticas não devem se limitar a nomeações e manipulações de vidrarias e reagentes, sendo fundamental que se garanta o espaço de reflexão, desenvolvimento e construção de ideias, ao lado de conhecimentos de procedimentos e atitudes. Nas aulas práticas os alunos enfrentam resultados não previstos, cuja interpretação desafia sua imaginação e raciocínio. A vivência de certa experiência facilita a fixação do conteúdo a ela relacionado, descartando-se a ideia de que as atividades experimentais devem servir somente para a ilustração da teoria.Referências
FRANCO, Itamar. MATA ATLÂNTICA. Disponível em: <ftp://www.ufv.br/def/disciplinas/enf448/aula_10_fitogeografia/biomas/mata atl�ntica.pdf>. Acesso em: 29 set. 2016.
RONQUI, Ludimilla et al. A IMPORTÂ CIA DAS ATIVIDADES PRATICAS A ÁREA DA BIOLOGIA. Disponível em: <http://www.facimed.edu.br/site/revista/pdfs/8ffe7dd07b3dd05b4628519d0e554f12.pdf>. Acesso em: 29 set. 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.