REGISTROS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Samara Maria Bornelli UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - CAMPUS ERECHIM

Palavras-chave:

ENSINO GRADUAÇÃO

Resumo

O presente trabalho é fruto do Estágio Curricular Supervisionado: gestão de escolas e planejamento, coordenação e avaliação de projetos educativos do curso de Pedagogia – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul. A partir da análise da realidade escolar e das demandas encontradas, direcionou-se o estágio para a área pedagógico-curricular vinculado à formação de professores. Considerando o que foi analisado e descrito, bem como o que fora discutido com a equipe diretiva, encontramos a necessidade de planejar estratégias de intervenção que contemplem o tema “Portfólios: refletindo sobre os registros”, o qual envolve os aspectos da produção e seleção dos registros e a avaliação. Assim pretendeu-se participar do planejamento da formação continuada auxiliando a equipe diretiva na reflexão e problematização do tema, buscando contribuir na elaboração e execução de intervenções que proporcionassem a reflexão crítica da prática pedagógica através da ação-reflexão-ação. A metodologia utilizada partiu dos princípios da participação e contextualização por meio do qual buscou-se contribuir para a reflexão crítica da prática pedagógica, problematizando os aspectos referentes aos registros e aos portfólios em uma escola municipal de Educação Infantil do município de Erechim – RS. Os portfólios dos trabalhos realizados com as crianças nem sempre traduzem os aspectos do desenvolvimento de cada indivíduo por serem registros previamente organizados pelo adulto, o que impossibilita o exame do que e como a criança está aprendendo – se desenvolvendo. A necessidade de tratar desta temática na formação de professores exige um compromisso articulado entre gestão e docentes, garantido no Projeto Político Pedagógico da escola e que envolve a necessidade de muito estudo, em especial em áreas que tratam do desenvolvimento infantil. Para que os registros possam refletir com mais clareza a trajetória das crianças durante o período na escola se faz necessário ampliar a formação continuada tendo seu foco voltado ao trabalho pedagógico no que se refere a construção de portfólios e na realização de atividades que sejam significativas aos estudantes, bem como, que desenvolvam sua autonomia.

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Publicado

23-11-2016

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino