SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA A PARTIR DA DIOCESE DE CHAPECÓ: AS CONTRIBUIÇÕES DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO

Autores

  • Keller Augusto Bresolin Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Palavras-chave, Teologia da libertação, Igreja Católica, Engajamento Político, Diocese de Chapecó,

Resumo

O trabalho a ser apresentado é resultado parcial da pesquisa de monografia que no momento está em desenvolvimento no curso de graduação em Ciências Sociais da UFFS. A pesquisa está investigando a influência da Teologia de Libertação nas práticas pastorais e na forma como a Igreja Católica se relaciona com os aspectos extra religiosos na Diocese de Chapecó. A Teologia da Libertação surge na América Latina a partir da década de 1960 com as mudanças eclesiais propostas pelo Concílio Vaticano II quando a Igreja passa a se inserir e se engajar nos seus problemas e desafios próprios da sociedade moderna. Contexto este marcado pela ascensão do capitalismo: marcado pela industrialização, crises econômicas, grande urbanização, elevado êxodo rural e pelas contradições sociais e as lutas delas derivadas. A Teologia da Libertação inaugura um novo jeito de ser igreja em que toda situação de opressão, de marginalidade passa a ser tratada como profana, como pecado. É uma corrente teológica em que a fé move a ação, em que seguir Jesus é ser solidário com os pobres e que o Reino acontece por meio da ação de Deus na história do homem. É assim, uma corrente teológica que visa a libertação através da consciência da situação de opressão, que organiza a ação para uma transformação social em que o pobre e oprimido passam a ser o sujeito da própria história.

A pesquisa busca compreender como é que se dá o processo de formação e atuação política a partir de uma ética religiosa difundida na Diocese de Chapecó sob o predomínio da Teologia da Libertação enquanto paradigma teológico. E, nesse sentido, compreender quais os espaços de discussão e formação motivam para o engajamento dos membros da Diocese em outros espaços sociais e políticos tais como movimentos sociais e sindicatos. Nesse sentido, o objetivo principal da pesquisa é perceber a socialização política frente as mudanças sociais, estruturais e teológicas que ocorreram entre os anos de 1970 e 2000. A pesquisa tem identificado os princípios construtivos da Igreja comprometida com os pobres e oprimidos na diocese de Chapecó, e a difusão dessa proposta para esferas políticas e sociais, considerando também as tensões com o poder local.

Metodologicamente a pesquisa se desenvolve por meio de entrevistas e análise de outras fontes bibliográficas, com as quais estamos identificando como é feita a abordagem dos temas políticos no campo eclesial da igreja católica da Diocese de Chapecó.

Como resultados provisórios das entrevistas e da análise do material produzido na diocese percebe-se como a Igreja Católica tendo a Teologia da Libertação como paradigma teológico influenciou no engajamento político das pessoas legitimado por uma perspectiva teológica conjugado a com outras correntes políticas e teóricas.

Biografia do Autor

  • Keller Augusto Bresolin, Universidade Federal da Fronteira Sul
    Acadêmico da 9ª fase do Curso de Ciências Sociais na Universidade Federal da Fronteira Sul.

Downloads

Publicado

24-11-2016

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa