QUE MOTIVOS LEVARAM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A RETORNAREM A ESCOLA DO CEEBJA

Autores

  • Jennifer Lourdes Furtado Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia UFFS Campus Realeza PR

Palavras-chave:

Motivações, aprendizagem, trabalho e educação, EJA.

Resumo

Esse projeto tem como objetivo, investigar as motivações que levam os alunos do CEEBJA (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos) da cidade de Capanema – PR, retornarem à vida escolar. A EJA vem se constituindo mais como uma oportunidade de melhoria das condições de vida e de superação da exclusão, para camadas populares, para aqueles que são maioria nas sociedades do Terceiro Mundo, para os excluídos do desenvolvimento e dos sistemas educacionais de ensino: os pobres. Alguns autores destacam também a busca por uma melhor qualificação, o que levaria a melhores condições na vida profissional, até a recuperação da autoestima ao realizar o sonho de terminar os estudos. A partir do estudo da história de vida desses alunos podemos identificar alguns dos motivos que fizeram com que jovens e adultos voltassem à escola, dando continuidade na sua formação, interrompida por diferentes situações. Também será objeto de nossa investigação a relação que há entre o estudo e o mundo do trabalho, destacando quais são suas implicações e qual a contribuição da escola para a permanência do aluno. E o que mais se percebe é que essa relação entre educação e trabalho continua mesmo para os que já concluíram seus estudos na EJA. As empresas exigem competências que vão além de suas tarefas, como o raciocínio lógico. Assim esses alunos não atendem as demandas do mercado de trabalho atual, devido à falta de uma formação adequada. As atividades do EJA são desenvolvidas de diferentes formas, com contextos mais breves, em curto tempo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com entrevista de seis participantes, sendo três homens e três mulheres, três na faixa etária de dezoito a trinta anos e os outros acima de trinta anos, onde os mesmos possam relatar a sua história de vida relacionado com a educação, obtendo assim elementos para análise da temática. A partir da história de vida dos alunos que compõem o EJA, buscamos compreender os motivos que os levaram a voltar à escola. Entre esses motivos, podemos citar a necessidade do mercado de trabalho, o sonho de fazer um curso superior ou curso técnico, até mesmo a relação entre os alunos e os professores, metodologias utilizadas, projetos desenvolvidos na escola, quais as perspectiva e quais os métodos que a escola utiliza para a permanência do aluno. Espera-se com esta investigação contribuir para debater sobre esta modalidade de ensino, ainda pouco discutida nos cursos de formação de professores. Iremos utilizar como procedimento metodológico a Análise Textual Discursiva (ATD), que se inicia com a separação de textos em unidades de significado e posteriormente reunidos por categorização.

 

Biografia do Autor

  • Jennifer Lourdes Furtado, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
    Acadêmica em Ciências Biológicas 10º fase, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza.
  • Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia, UFFS Campus Realeza PR
    Professor do Magistério Superior.

Referências

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Publicado

24-11-2016

Edição

Seção

Campus Realeza - Projetos de Pesquisa