A PAISAGEM COMO “PEDAGOGIA” DA RELAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID-GEOGRAFIA

Autores

  • Lucas Ponte MESQUITA Universidade Federal Fronteira Sul Campus Erechim
  • André Tonet Ponciano Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim

Palavras-chave:

educação geográfica, conceitos geográficos, iniciação à docência, práticas pedagógicas

Resumo

O presente trabalho traz um relato de experiência a partir de uma atividade, no âmbito do PIBID, em que se procurou aprofundar o conhecimento sobre o conceito de paisagem nas aulas de geografia para alunos do ensino médio no colégio Irany Jaime Farina, em Erechim-RS. O objetivo foi tratar dos significados da paisagem através de suas vertentes naturalista e social, concebendo-a como uma interface da relação sociedade-natureza e, também, como uma representação de desigualdades socioambientais que fazem parte do espaço urbano. A metodologia consistiu em compilação de diferentes conceituações da paisagem com a finalidade de diversificar o discurso dentro e fora da sala de aula. Estas conceituações foram mediadas com os estudantes do primeiro ano do ensino médio através de uma prática de campo nas margens do Rio Tigre, no Bairro Petit Village. Em campo, os estudantes foram estimulados à análise visual de todas as características do córrego, suas margens, presença ou não de vegetação ciliar e a ocupação urbana. Posteriormente, retornou-se para sala de aula a fim de se trabalhar com análise comparativa daquela paisagem a partir de sequência de fotografias de anos anteriores. Os resultados alcançados foram muito interessantes: problematização das dinâmicas da paisagem ao longo do tempo e o entendimento dos alunos de que a paisagem não é algo estático; os alunos compreenderam que a paisagem pode ser, para além de conceito científico, uma noção de cidadania, na medida em que permite observar/vivenciar impactos socioambientais que afetam a vida das pessoas e, assim, reivindicar soluções e um melhor planejamento do espaço urbano. Por fim, salienta-se a relevância do PIBID-Geografia por permitir estes espaços-tempos de aprendizagem docente e aplicação de atividades nas escolas.

Biografia do Autor

  • Lucas Ponte MESQUITA, Universidade Federal Fronteira Sul Campus Erechim
    Estudante de Graduação de Geografia (Licenciatura), da Universidade Federal Fronteira Sul, campus Erechim. Interesse na temática de Geografia Urbana e Geografia Econômica/Social. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação a Docência. Já fui Pesquisador pelo Convênio EBC-UnB para monitoramento dos veículos de informação, possuo artigo publicado e apresentado em congresso na área de Fotojornalismo.
  • André Tonet Ponciano, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
    Estudante de Graduação de Geografia (Licenciatura), da Universidade Federal Fronteira Sul, campus Erechim. Interesse na temática de Ensino em Geografia, e Práticas Pedagógicas. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação a Docência. Realiza Estágio Supervisionado na Escola Estadual Irany Jaime Farina.

Downloads

Publicado

23-02-2017

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Extensão e Cultura