CLUBE DE LÍNGUAS PRACTICAR ELE: A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Autores

  • Sabrina Ferraz Fraccari Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo
  • Angelise Fagundes Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo

Palavras-chave:

Palavras-chave, Ensino de línguas. Materiais didáticos. Docência.

Resumo

O projeto de extensão Clube de Línguas Practicar ELE surgiu com o objetivo de trazer para a comunidade acadêmica e para a comunidade em geral da cidade de Cerro Largo um curso básico de língua estrangeira e, também, oferecer aos acadêmicos do curso de Letras – Português e Espanhol um espaço para refletir acerca do ensino de língua espanhola. Além disso, o projeto ainda se constitui como uma oportunidade para que os participantes iniciem sua caminhada no exercício da docência e que produzam o material didático que será utilizado durante as aulas do curso. A produção de materiais didáticos é feita a partir do enfoque comunicativo que, segundo Almeida Filho, tem “foco no sentido, no significado e na interação entre os sujeitos em língua estrangeira” (2013, p. 52). O curso é estruturado a partir da exploração das quatro habilidades: compreensão auditiva, compreensão leitora, expressão oral e expressão escrita. A produção dos materiais também é orientada pela perspectiva do ciclo recursivo (LEFFA, 2003), que propõe trabalhar a partir da análise, desenvolvimento, implementação e avaliação dos materiais produzidos, de modo que a avaliação leve sempre a uma nova análise. Ou seja, toda vez que o material é trabalhado com uma turma, ele é revisto e, a partir do modo como os alunos responderam ao material, determinadas atividades são rearranjadas e melhoradas. A partir da produção e revisão dos materiais didáticos, os estudantes envolvidos no projeto têm a possibilidade de ampliar seus conhecimentos como professores em formação e o início da prática docente orientada pelo enfoque comunicativo e pelo ciclo recursivo ajudam a orientar o futuro professor a pensar suas aulas a partir das necessidades dos alunos e repensá-las a partir da percepção desses, o que contribui para uma busca contínua por melhores resultados no processo ensino – aprendizagem.

Referências

ALMEIDA FILHO, J.C.P de. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. 7ª edição. Campinas, SP:

Pontes, 2013.

LEFFA, V. J. Como produzir materiais para o ensino de línguas In: Produção de materiais de ensino : teoria e prática .1 ed. Pelotas : Educat, 2003, v.1, p. 13-38.

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Publicado

23-02-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Extensão e Cultura