ADEQUAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DA ESCOLA BÁSICA DA REGIÃO MACROMISSIONEIRA

Autores

  • Carolina Vedooto Scheneider Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo - RS
  • Kelly Frank Heckler Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo - RS
  • Maico Douglas da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo - RS
  • Luís Fernando Gastaldo Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo - RS

Palavras-chave:

Professores de Química, Região Macromissioneira, CultivEduca.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o perfil dos professores da escola básica em atuação na área de Química, da Região Macromissioneira do Estado do Rio Grande do Sul, quanto ás suas formações inicial e continuada. A partir dessa análise possibilita-se definir subsídios para a definição de ações formativas extensionistas por parte da UFFS. A coleta dos dados foi realizada por meio de informações extraídas da Plataforma CultivEduca, um projeto realizado pelo Centro de Formação Continuada de Professores, FORPROF e UFRGS que por sua vez utiliza-se dos microdados do INEP. Como delimitação foram utilizados apenas os dados relativos ao Censo Escolar 2015, para todas as redes e níveis de atuação de professores no RS. Buscou-se dentro da plataforma analisar a formação dos professores das Coordenadorias de Educação (CREs) que compõem a Região Macromissioneira do estado do Rio Grande do Sul, sendo as CREs pesquisadas correspondem a 9ª CRE de Cruz Alta, a 14ª CRE de Santo Ângelo, a 17ª CRE de Santa Rosa, a 21ª CRE de Três Passos, a 32ª CRE de São Luiz Gonzaga e a 36ª CRE de Ijuí, dentro da área da Química. A busca realizou-se nos dados dos 86 municípios integrantes dessas Coordenadorias, totalizando309 professores de Química.Em cada município analisado, os professores foram categorizados em cinco diferentes grupos de acordo com a adequação entre a disciplina em que está atuando e a formação que possui. Os grupos estão assim constituídos: Grupo 1: Formação específica para a disciplina lecionada, com licenciatura ou complementação pedagógica; Grupo 2: Formação específica para a disciplina, bacharelado, sem complementação; Grupo 3: Formação para outra disciplina, licenciatura ou formação pedagógica; Grupo 4: Qualquer outra formação superior; Grupo 5: Sem formação superior. Como resultado, pode-se destacar que o número de professores que trabalhacom a disciplina de Química com formação adequada para esta área corresponde a 52,10% do total de professores. Apenas os professores separados no grupo 1 adequam-se à Meta 15 do Plano Nacional de Educação (PNE). Mesmo para quem já possui a licenciatura ou formação pedagógica na área, orienta-se que continuem participando de formações continuadas de suas respectivas áreas. Aos professores do grupo 2 os quais representam 5,50% da pesquisa, indica-se uma complementação pedagógica na área da disciplina que ministra, ao grupo 3 total de 36,56% dos pesquisados,sugere-se uma segunda licenciatura ,ao grupo 4 sendo 1,94% dos pesquisados  e 5 representando 3,88%, recomenda-se que realizem o curso integral de licenciatura na área que trabalha-se. Sugere-se, a partir desta pesquisa, uma reflexão a partir do perfil dos professores que atuam na região, com o intuito de se pensar estratégias que busquem melhorar a qualidade da formação de nossos professores.

Biografia do Autor

  • Carolina Vedooto Scheneider, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo - RS

    Academica do Curso de Graduação em Física - Licenciatura

    Bolsista do Programa de Formação Continuada Macromissioneira

  • Kelly Frank Heckler, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo - RS

    Academica do Curso de Graduação em Física - Licenciatura

    Bolsista do Programa de Formação Continuada Macromissioneira

  • Maico Douglas da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo - RS

    Academico do Curso de Graduação em Física - Licenciatura

    Bolsista do Programa de Formação Continuada Macromissioneira

  • Luís Fernando Gastaldo, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo - RS

    Professor do Curso de Graduação em Física - Licenciatura

    Coordenador do Programa de Formação Continuada Macromissioneira

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Publicado

23-02-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Extensão e Cultura