O TRABALHO QUE VEM DO "LIXO": RELATOS DA VIDA COTIDIANA DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO MUNICÍPIO DE CERRO LARGO (RS)
Palavras-chave:
Catadores, Materiais Recicláveis, ITCPsResumo
A pesquisa tem por objetivo compreender a vida e o trabalho cotidiano de catadores de materiais recicláveis no município de Cerro Largo (RS), através de registros fotográficos. Dando continuidade ao desenvolvimento de novos trabalhos de extensão promovidos por professores da ITCEES (Incubadora Tecnossocial de Cooperativas e Empreendimentos Econômicos Solidários) e alunos do campus de Cerro Largo. O trabalho com os catadores de materiais recicláveis geralmente são foco de atuação desses empreendimentos sociais, porém, ainda há carência na compreensão qualitativa da evolução do trabalho e vida desses catadores em relação a atuação da incubadora na sociedade. Partindo disso, o presente projeto aposta no uso da abordagem qualitativa com enfoque na pesquisa participante e com o uso dos registros fotográficos. No mês de maio de 2016 aconteceu os primeiros contatos com os possíveis investigados, o que possibilitou a escolha dos participantes do trabalho. Assim, foram selecionados cinco catadores de materiais recicláveis para serem investigados. Na sequência, nos meses de junho, julho e agosto, aconteceram visitas através da ida a campo, onde os colaboradores e bolsistas tiveram contado com a realidade da vida cotidiana dos catadores, ouvindo relatos de suas histórias como catadores de materiais recicláveis e sobre seu trabalho diário, acontecendo então, os registros através da fotografia do trabalho e da vida dos catadores além do registro em diário de bordo. Devido ao fato do presente projeto atuar diretamente com um público-alvo da ITCEES, os catadores de materiais recicláveis, há o intuito de compreender seus trabalhos, desafios e demandas sociais, através da visão dos pesquisadores e deles mesmos. Outra importante ação é a ótica dos catadores sobre suas vidas e trabalhos que serão resgatadas pelas lentes fotográficas. Tudo isso servirá para a construção de uma memória cultural (ainda inexistente no município de Cerro Largo) e para desvelar a vida e trabalho dessas pessoas em vulnerabilidade social. Espera-se que esse estudo permita o surgimento de novas pesquisas na área.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.