A ESCOLA NAS TESES DO PPGE/UFSC: UM ESTUDO SOBRE HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Carla Grasel Giachini UFFS -Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó
  • Elizama De Souza Tavares Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó
  • Jean Franco Mendes Calegari Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó
  • Marilda Merência Rodrigues Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó

Palavras-chave:

Historiografia, História da Educação, PPGE/UFSC.

Resumo

Este resumo apresenta o resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da UFFS, que consiste numa pesquisa oriunda de um processo vivenciado junto ao Grupo de estudos e pesquisas em História da Educação Brasileira -  GEHDEB, que procurou discutir sobre a questão de fontes para a História da Educação. O presente trabalho é um desdobramento da pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo grupo, intitulada História e historiografia das Instituições Escolares e de Educação Infantil em Santa Catarina: estado da arte das produções dos programas de pós-graduação stricto sensu em Educação e História de Santa Catarina, no qual focalizamos o mais antigo Programa de Pós-graduação em Educação de Santa Catarina, a saber, o PPGE/UFSC, seguindo, para isto,  o mesmo recorte temporal e a metodologia da pesquisa anteriormente citada. A metodologia adotada refere-se ao estado da arte, com um olhar historiográfico, tendo caráter invariante e descritivo, com o intuito de mapear e discutir a produção acadêmica. Para isso, organizou-se três etapas metodológicas: a primeira etapa consistiu num processo de levantamento, localização e arquivamento das teses e dissertações defendidas no PPGE/ UFSC, desde o ano de sua criação, 1988 até o ano de 2013. A segunda etapa compreendeu o processo de classificação por meio da leitura de títulos, palavras-chave e resumo das obras, buscando identificar através dos descritores escola, instituições escolares e escolas de educação infantil e história da educação. A terceira etapa consistiu no processo de análise verticalizada das obras selecionadas e de leitura integral das mesmas, que visou o reconhecimento das abordagens sobre as instituições escolares e de educação infantil do estado de Santa Catarina. Assim, orientamos a primeira leitura em torno de algumas questões:  a Tese ou Dissertação trata da Escola de Educação Básica ou de Educação Infantil? Sobre o que trata? Isto é, qual o tema central e objetivo principal? Quais são as fontes e metodologia utilizadas pelo autor? É um trabalho sobre a história da instituição escolar? É um trabalho no campo da história da educação? O autor localiza a instituição situando aspectos históricos e conjunturais? Versa sobre uma instituição pública ou privada? Ao final, as análises empreendidas apontam para um reduzido número de teses que tratam especificamente sobre a história das instituições escolares ou que dialogam diretamente com o campo da história da educação ou que tematizem a Escola na sua função e concepção. Concluímos que há uma secundarização das instituições escolares nas pesquisas analisadas. Tal constatação merece atenção e, nesse sentido, o intuito principal é provocar reflexões acerca disso, visto que, as escolas, de um modo geral, têm sido apresentadas como um cenário para a realização de pesquisas e lugar para responder problematizações do micro envolvendo temáticas que dizem respeito a escola, quase como unidades autônomas do contexto histórico.

 

Downloads

Publicado

24-11-2016

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa