Escritas De Relatos De Experiências Com Inclusão Escolar Na Escola Básica Da Região Macromissioneira

Autores

  • Tatiane da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo
  • Luis Fernando Gastaldo Universidade federal da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo.

Palavras-chave:

Formação continuada, Reflexão docente, Políticas públicas inclusiva.

Resumo

O Programa Interinstitucional de Formação Continuada de Trabalhadores em Educação da Região Macromissioneira definiu como uma das formas de constituir o protagonismo docente em seus processos formativos o incentivo à escrita e à publicação de relatos de experiência dos professores das escolas de educação básica participantes do programa. Apresenta-se neste estudo uma análise sobre os textos que se referem à Educação Inclusiva selecionadas no E-book “Formação Continuada Macromissioneira: relatos de experiência”. A publicação apresentou um total de 261 textos e dentre eles foram identificados 12 que fizeram referência a Educação Inclusiva, ou seja, menos de 5%. A Educação Inclusiva é um direito de todos os estudantes estarem no mesmo ambiente escolar e terem as mesmas oportunidades de ensino. As principais mudanças no processo de Educação Inclusiva foram propostas a partir da reformulação das Diretrizes Operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação básica, modalidade Educação Especial. Para a situação em que alunos com deficiência integram as turmas nas mesmas salas de aula de ensino regular, os professores precisam estar preparados para o processo de ensino e aprendizagem implicados. Por meio de análise textual percebeu-se nos relatos analisados, a preocupação dos professores com a consolidação da política pública da inclusão no âmbito escolar, com suas consequentes implicações relativas à gestão escolar, às estratégias metodológicas, à formação continuada, à adequação das instalações físicas escolares, dentre outras. Identificou-se relatos de situações inclusivas na região Macromissioneira relacionadas a síndrome de Down, síndrome alcoólica fetal, deficiência auditiva, deficiência visual, deficiência locomotora, deficiência intelectual e com paralisia cerebral, dentre outras. Evidencia-se desta forma que aprofundar os conhecimentos sobre a Inclusão Escolar é uma clara demanda a ser trabalhada em processos de formação continuada dos professores da educação básica.

Biografia do Autor

  • Tatiane da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo

    Acadêmica do curso de Física- Licenciatura na Universidade Federal da Fronteira Sul, Camus Cerro Largo, bolsista do Programa Interinstitucional de Formação Continuada de Trabalhadores em Educação da Região Macromissioneira – Noroeste do estado do Rio Grande do Sul.

  • Luis Fernando Gastaldo, Universidade federal da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo.
    Mestre em Ensino de Física pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e graduado em Licenciatura Plena Em Matemática Habilitação em Física pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição.

Downloads

Publicado

23-02-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Extensão e Cultura