CARPOTECA: FERRAMENTA DIDÁTICA E CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Palavras-chave:
Herbário, Educação Ambiental, Preservação, Botânica,Resumo
A Coleção Biológica Realeza (REAL) é um dos mais recentes Herbários do Brasil, tem a finalidade conhecer as espécies da região sudoeste do Paraná (PR) e proporcionar material didático para as aulas de Botânica em três Cursos de Graduação: Ciências Biológicas, Química e Física. Pertencente a Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza tem influencia em 42 municípios no sudoeste do Paraná, e assim atuado no conhecimento dessa flora, que inclui fragmentos dos biomas floresta estacional, floresta ombrófila mista e campos naturais. A Coleção Biológica Realeza possui 580 amostras principalmente exsicatas de angiospermas, todas informatizadas e disponibilizadas on-line e 24% georreferenciadas. A Coleção Biológica está em desenvolvimento, já divulgando resultados parciais da flora local de famílias representativas como Asteraceae (29 exsicatas), Fabaceae (27) e Orchidaceae (14). Os materiais têm sido utilizados como ferramenta didática e científica para o desenvolvimento de aulas e oficinas para o ensino básico na região. O Herbário oportuniza atividades práticas aos discentes da UFFS e aos docentes do ensino básico que contribui na diversificação e profundidade do aprendizado, viabilizando a relação da realidade local com a ciência. As atividades de extensão desenvolvidas com a comunidade por meio do Herbário, não apenas possibilita o contato e aprendizagem com nomes populares e científicos, mas também o conhecimento das espécies da flora do sudoeste do Paraná estimulando a preservação e valorização das mesmas. Nesse contexto, destacamos a importância da carpoteca (coleção de frutos secos) como uma importante ferramenta didática que pode ser utilizada na educação especial, principalmente no ensino de alunos com deficiência visual, pois possibilita o conhecimento das diferentes estruturas dos mais variados frutos da região através do tato.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.