O RECURSO DIDÁTICO DA ANALOGIA SEGUNDO O MODELO METODOLÓGICO TEACHING WITH ANALOGIES (TWA) NO ENSINO DE FÍSICA EM UMA PERSPECTIVA DA REFLEXÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO
Palavras-chave:
analogias, práticas pedagógicas, ensino de física, formação conceitual.Resumo
Este texto constitui o relatório da pesquisa intitulada “O recurso didático da analogia segundo o modelo metodológico Teaching With Analogies (TWA) no ensino de física em uma perspectiva da reflexão-formação-ação” vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM na linha de pesquisa Formação de professores e práticas pedagógicas. Percebemos nas escolas de educação básica que atualmente vivemos uma crise na educação científica e específica que na área das ciências da natureza do ensino fundamental e médio os alunos parecem aprender cada vez menos e têm menos interesse em aprender. Em determinados componentes curriculares ou disciplinas como a Física são consideradas pelos alunos muito difíceis e desconectadas do contexto em que vivem. O processo da formação de conceitos no contexto escolar é complexo e necessita de uma visão multifocal, considerando as várias práticas pedagógicas possíveis e necessárias. Nesta proposta buscamos trabalhar, pelo enfoque do ensino e extensão a proposição colaborativa entre professores da UFFS, da escola básica e licenciandos, para a produção de módulos didáticos que utilizem a analogia como recurso didático segundo o modelo metodológico Teaching With Analogies (TWA). A partir da produção de módulos didáticos e sua aplicação em sala de aula, esta pesquisa buscou analisar as possibilidades e limitações expressas por estes professores na utilização do modelo metodológico TWA, para que, se necessário, na decorrência desta pesquisa, possamos propor adaptações, alterações e novas proposições para a metodologia utilizada com vistas a aplicabilidade do recurso didático da analogia nas escolas de educação básica da região de abrangência da UFFS/Cerro Largo bem como nas demais regiões alcançadas pela publicização dos resultados desta pesquisa, propondo e sistematizando, caso necessário, de forma colaborativa, as alterações no método original permitindo a contextualização histórica e social.
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