A QUALIFICAÇÃO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E SAÚDE DA MULHER: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA

Autores

  • Grazieli Nunes Machado Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó/SC
  • Crhis Netto de Brum Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó/SC
  • Joice Moreira Schmalfuss Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó/SC

Palavras-chave:

Ensino aprendizagem, Teoria, Atividades Teórico-Práticas, Saúde da Mulher, Enfermagem Obstétrica

Resumo

O Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó/SC tem como objetivo formar enfermeiros com capacidade reflexiva, crítica e criativa, habilitados para o trabalho de Enfermagem nas dimensões do cuidar, gerenciar, educar e pesquisar. Com base em princípios éticos, conhecimentos específicos e interdisciplinares, este profissional poderá contribuir para a concretização dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Aliado ao exposto, a monitoria acadêmica constitui-se em importante modalidade de ensino-aprendizagem que, juntamente aos objetivos mencionados, pode complementar a formação do futuro enfermeiro. Desta forma, este resumo visa relatar a experiência de monitoria realizada junto ao projeto “A Qualificação do Ensino de Graduação em Enfermagem Obstétrica e Saúde da Mulher”. Tal projeto de monitoria visou qualificar o ensino de graduação em Enfermagem obstétrica e saúde da mulher, buscando proporcionar à monitora o conhecimento e aprofundamento dos conceitos, objeto, estruturação científica e campos de aplicação da obstetrícia aplicada à Enfermagem; bem como do contexto das políticas e programas relacionados à saúde da mulher. As atividades foram realizadas com uma carga horária de 12 horas semanais e estiveram vinculadas ao Componente Curricular “O Cuidado no Processo de Viver Humano II”, ofertado para 20 acadêmicos da sétima fase do Curso de Graduação em Enfermagem, no primeiro semestre de 2016. Durante as vivências enquanto monitora, a discente teve a oportunidade de rever assuntos já abordados quando cursou o Componente anteriormente, mas, desta vez, com outro olhar e de uma forma mais aprofundada, tanto pelo contato prévio com os conteúdos em outros momentos, quanto pelos encontros realizados com a professora orientadora, no qual compartilhava seus conhecimentos da área. A monitora sistematizou suas atividades realizando encontros semanais de planejamento com a professora orientadora, aprofundando os conteúdos que seriam trabalhados em cada etapa do Componente e executando o planejado mediante contato com os acadêmicos, tanto em aulas teóricas quanto em campos práticos no decorrer das atividades teórico-práticas. As ações de cuidado direcionadas às mulheres, considerando os seus diferentes ciclos de vida, seja no estado não gravídico, quanto no gravídico-puerperal, foram executadas em sala de aula e/ou no Laboratório de Semiologia e Semiotécnica localizado no Campus Chapecó, bem como nos serviços de saúde da atenção hospitalar do município de Chapecó/SC, a saber: maternidade e Centro Obstétrico do Hospital Regional do Oeste e ala pediátrica do Hospital da Criança, ambas instituições localizadas no município de Chapecó/SC. As atividades de monitoria desenvolvidas possuem grande importância para a formação profissional do enfermeiro, pois tratam de assuntos pertinentes e fundamentais considerando a área da saúde da mulher e obstetrícia. A participação da monitora constituiu-se em oportunidade ímpar de qualificação da sua formação, favorecendo a participação em todo o processo da docência e considerando diferentes momentos desta, seja no planejamento, organização, desenvolvimento, aplicação na prática e avaliação. Finalmente, acredita-se que os objetivos propostos inicialmente pelo projeto foram alcançados, pois o apoio e receptividade dos alunos e professoras envolvidas contribuiu para isso.

Biografia do Autor

  • Grazieli Nunes Machado, Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó/SC
    Acadêmica da décima fase do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)-Campus Chapecó/SC. Bolsista do projeto de monitoria Qualificação do Ensino de Graduação em Enfermagem Obstétrica e Saúde da Mulher.
  • Crhis Netto de Brum, Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó/SC
    Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UFFS-Campus Chapecó/SC.
  • Joice Moreira Schmalfuss, Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó/SC
    Orientadora do projeto de monitoria. Enfermeira. Mestre em Enfermagem e Especialista em Obstetrícia. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UFFS-Campus Chapecó/SC.

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Publicado

29-11-2016

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino