SALÃO DO CONHECIMENTO: APROFUNDANDO OS CONCEITOS E PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO.

Autores

  • wiltttom Ribeiro Universidade Federal Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Resumo

Resumo:O presente trabalho busca refletir sobre prática aplicada no estágio em Ciências, que foi desenvolvido durante os meses de abril e maio em uma escola da rede pública municipal do município do Rolador-RS, com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em que se buscou refletir e fazer com que os alunos realizassem pesquisa mais aprofundada sobre o que foi desenvolvido durante as aulas de Ciências. Nosso intuito também era que relacionassem também o conteúdo com as outras áreas de ensino. Os trabalhos foram desenvolvidos e posteriormente apresentados em Salão do Conhecimento, para a realização desta atividade cada turma escolheu um conteúdo que mais lhe instigou, sendo que poderia ser atividades desenvolvidas durante o estágio ou algum outro assunto que fosse de seu interesse, ao todo foram apresentados nove trabalhos das quatro turmas. Estes tiveram que buscar mais informações sobre o seu assunto através de pesquisas na sala de informática e livros disponíveis na biblioteca da escola, a fim de sistematizar as aprendizagens por meio de apresentação das atividades. Para tanto os alunos usaram uma linguagem científica para explicar as atividades. Percebemos o quanto os alunos participaram e o quanto aprenderam no processo de pesquisar e sistematizar as aprendizagens, bem como, tiveram a oportunidade de rever conceitos que já haviam aprendido durante as aulas em classe. Com a realização das atividades proporcionou aos alunos uma experiência e uma troca de aprendizagem, pois os mesmos pesquisaram e aprofundaram compreensões sobre o assunto, construindo o conhecimento em Ciências. Este trabalho foi importante para rever e aperfeiçoar a minha prática como professor buscando cada vez mais melhorara minha formação acadêmica, visto a importância da participação dos discentes e docentes em atividades escolares, especialmente envolvendo a pesquisa desde o Ensino Fundamental, integrando sempre que possível as diversas áreas do ensino, refletindo os pontos positivos e negativos do trabalho realizado.Palavras- chave: Educar pela Pesquisa; Ensino de Ciências; Feira de Ciências.

Downloads

Publicado

30-09-2016

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino