OS MATERIAIS E OS ESPAÇOS NA CRECHE: UM ESTUDO A PARTIR DAS PUBLICAÇÕES DA REVISTA NOVA ESCOLA

Autores

  • Andressa Bertasi Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
  • Daniela Balbinot Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
  • Elisandra Pagliari Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
  • Vânia Oliveira Dal Bosco Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim

Palavras-chave:

Educação Infantil. Espaços. Pratica Educativa.

Resumo

Resumo: O presente trabalho surge de indagações da concepção da utilização de espaços e materiais em sala de aula descritos em publicações da revista Nova Escola no período de outubro de 2012 a outubro de 2013. Tendo em vista que na educação infantil as crianças encontram-se numa fase de exploração e descobertas do que às cercam, é de extrema importância para o seu desenvolvimento integral um espaço que ofereça materiais diversificados e que favoreça as suas criações de maneira espontânea. A partir disso, procurou-se identificar como são apresentados esses materiais e espaços na revista, além de analisar se a prática educativa promovida pela mesma nas publicações é voltada às experiências e ao fortalecimento da independência da criança. Buscou-se também compreender de que forma os materiais e espaços sugeridos pela revista podem possibilitar às crianças a descoberta de si, dos outros e do mundo. A discussão sobre a temática espaços e os materiais na creche em sua complexidade é de extrema importância para compreender a organização e estruturação dos espaços, de modo que a criança tenha a oportunidade de explorar e descobrir os espaços a partir de suas próprias iniciativas e decisões. Com base nessa pesquisa de natureza qualitativa, constatou-se que a revista Nova Escola exemplifica o uso de diversos espaços e apresenta propostas que utilizam materiais acessíveis e com muita variedade. Sendo assim, é possível concluir que a revista Nova Escola apresenta práticas educativas voltadas às experiências, à independência e ao descobrimento sobre si, os outros e o mundo às crianças. Além disso, influencia no modo de pensar e realizar as atividades nas práticas educativas da creche.

 

 

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Publicado

24-11-2016

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Pesquisa