VIVÊNCIA EM CENTROS DE SAÚDE DA FAMÍLIA COMO DISPOSITIVO FORMADOR: DA TERRITORIALIZAÇÃO À CONSTRUÇÃO DE UM MAPA INTELIGENTE NO SERVIÇO

Autores

  • João Victor Garcia de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
  • Laura Lange Biesek Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
  • Laura Lange Biesek Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
  • Rafael Silvestre Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
  • Rafael Silvestre Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
  • Tiago Henrique Toldo de Mello Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
  • Tiago Henrique Toldo de Mello Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
  • Jane Kelly Oliveira Friestino Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
  • Jane Kelly Oliveira Friestino Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
  • Graciela Soares Fonsêca Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
  • Graciela Soares Fonsêca Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó

Palavras-chave:

Ensino em serviço, Saúde Coletiva, Mapeamento.

Resumo

A formação em saúde vem sendo, ao longo dos últimos anos, discutida e repensada no sentido de tornar-se mais coerente com as demandas sociais e as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). No rol de mudanças implementadas, a inserção dos estudantes em serviços de saúde do SUS desde o início da graduação desponta como um dispositivo com grande potencial no sentido de gerar as transformações almejadas. No curso de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – campus Chapecó – os estudantes iniciam as vivências nos Centros de Saúde da Família (CSF) na primeira fase do curso, permanecendo até a oitava fase com a intenção de propiciar o desenvolvimento de atividades com complexidade crescente, de modo articulado ao conteúdo teórico proposto pelas ementas dos componentes curriculares de Saúde Coletiva. O trabalho objetiva relatar a experiência de quatro estudantes no componente curricular Saúde Coletiva II nas vivências realizadas no CSF Oeste, sob a tutoria de duas docentes. Nas primeiras visitas aos CSF, os quatro estudantes continuaram aprofundando os conhecimentos relacionados ao território e ao serviço – que haviam iniciado no componente Saúde Coletiva I (semestre anterior) – realizando visitas domiciliares e explorando as questões relacionadas à Vigilância em Saúde, focando os Sistemas de Informação e atuação dos profissionais de saúde no sentido de produzir e registrar os dados para alimentá-los. No decorrer das vivências, o grupo percebeu que o CSF Oeste não havia realizado o processo de territorialização, uma vez que a transição para a Estratégia Saúde da Família ocorreu recentemente. Entendendo que esse processo é essencial na organização das práticas dos serviços de Atenção Primária, o grupo propôs auxiliar umas das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), que registrava as informações da micro área sob sua responsabilidade manualmente em papel,  na construção de um mapa inteligente. Após aquisição de cópia ampliada do mapa da micro área e fixação dele em cortiça, iniciaram, com a participação da ACS, a “marcação” das informações julgadas como mais relevantes utilizando canetas coloridas e percevejos. Em um segundo momento, socializaram a atividade com as demais ACS e membros da equipe. A análise do processo formativo dos estudantes, sobretudo pelo que foi registrado em portfólios, evidencia que as vivências no CSF Oeste proporcionaram reflexões, inquietações, busca de respostas e construção de conhecimento significativo para os estudantes envolvidos. Com vistas a criar o mapa inteligente, refletiram sobre o território, o processo saúde-doença, a vigilância em saúde, dentre outros temas. Percebe-se, ainda, que a presença dos acadêmicos no serviço “movimentou” a equipe intensificando as reflexões sobre o processo de trabalho, contribuindo com a educação permanente, além de gerar um “produto” útil para o cotidiano – o mapa inteligente – e incentivar os demais ACS, em conjunto com as equipes, a produzirem o mapeamento de suas micro áreas de abrangência.

Biografia do Autor

  • João Victor Garcia de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
    Acadêmico de Medicina - Terceira Fase

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Publicado

11-10-2016

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino