O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO: VIVÊNCIAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

  • Camila Dervanoski Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Chapecó
  • Fabíola Feltrin Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Chapecó
  • Adriana Remião Luzardo Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Chapecó
  • Cristiane Brancher Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó
  • Rosane Azambuja Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó

Palavras-chave:

Ensino-serviço. Planejamento. Estágio. Enfermagem.

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é um componente curricular relevante para a formação acadêmica, uma vez que retoma o aprendizado construído pelo aluno durante toda graduação. O ECS é um fator marcante no desenvolvimento e transformação do profissional, visto que sua prática ensaia atividades que estarão presentes no mercado de trabalho. Na maioria das universidades brasileiras, os cursos que requerem atividades práticas de enfermagem contam com a presença constante de acadêmicos inseridos nos serviços de saúde. O presente trabalho justifica-se pela construção do conhecimento a partir das vivências das acadêmicas de enfermagem na disciplina Estágio Curricular Supervisionado I (ECSI), desenvolvida no serviço de Atenção Primária à Saúde (APS) do Centro de Saúde da Família Seminário, em Chapecó, bem como em todo território que faz parte da sua área de abrangência. As atividades ocorreram no período de 02 de março a 21 de junho, de segunda a sexta-feira, totalizando 390 horas de prática de ensino em serviço. Num primeiro momento, foi realizado um Plano de Ação (PA), a partir de um Diagnóstico Situacional e do Planejamento de Intervenções, tendo como base o levantamento de necessidades do serviço e seu território. Assim, elencaram-se três necessidades prioritárias, eleitas juntamente com a participação dos profissionais do serviço, a saber: 1) Atenção à saúde do adolescente e sua sexualidade; 2)  Inexistência de Grupo Educativo sobre Condição Crônica de Saúde (para pessoas com diabetes e hipertensão); e, 3) Inatividade do Conselho Local de Saúde. A construção do PA e das intervenções baseadas no diagnóstico, potencializou a atuação das acadêmicas nas quatro dimensões da profissão, com atividades gerenciais, assistenciais, educativas e investigativas acerca das necessidades elegíveis para implementação. O ECS proporcionou às acadêmicas realizarem ações que demonstraram seu conhecimento, competência técnica e boas relações interpessoais. As políticas de saúde para o SUS foram utilizadas como base teórica para as práticas em atenção primária, levando em consideração o conhecimento como tecnologia para o cuidado humanizado. Foi possivel aplicar os conhecimentos de gestão e gerenciamento em enfermagem ao valorizar-se a comunicação, a liderança, a tomada de decisão e a administração de recursos materiais e humanos. O ECS colaborou com o serviço em questão, uma vez que mostrou a importância de planejar intervenções e provocar reflexões sobre as práticas rotineiras de saúde. Além disso, o ECS auxiliou na produção quantitativa acerca das atividades educativas, de visitas domiciliares e consultas de enfermagem. Acredita-se que esta vivência em APS contribuiu de forma direta na construção do perfil profissional das acadêmicas, de acordo com o preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, procurando formar um enfermeiro generalista, humanista, crítico e reflexivo.

Biografia do Autor

  • Camila Dervanoski, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Chapecó
    Acadêmica da 10ª fase do Curso de Enfermagem UFFS.
  • Fabíola Feltrin, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Chapecó
    Acadêmica da 10ª fase do Curso de Enfermagem UFFS.
  • Adriana Remião Luzardo, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Chapecó

    Possui Bacharelado, Licenciatura e Mestrado em Enfermagem (UFRGS), Especialização em Gestão da Saúde Pública, Especializaçã em Gerontologia e Doutorado e Enfermagem (UFSC).

    Docente do Curso de Graduação em Emfermagem da UFFS- Chapecó. Atua nas áreas de Gestão, Planejamento, Geranciamento em Saúde e Enfermagem. Trabalha com os temas de Promoção da Saúde, Atenção Primária, Envelhecimento, Vulnerabilidade e Determinantes Sociais da Saúde.

  • Cristiane Brancher, Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó

    Enfermeira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade do Contestado – UNC, Concórdia, Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, Enfermeira Assistencial da Secretária de Saúde de Chapecó.

  • Rosane Azambuja, Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó
    Enfermeira com Ênfase em Saúde Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Especialista em Enfermagem do Trabalho - Unidade de Ensino Superior de Ingá (UNINGÁ), PR, Coordenadora do Centro de Saúde da Família Seminário, Chapecó.

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Publicado

11-10-2016

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino