PROJETO DE EXTENSÃO: CONHECENDO O CORPO HUMANO
Palavras-chave:
Corpo Humano, Educação em Saúde, Anatomia HumanaResumo
O projeto de extensão "Conhecendo o Corpo Humano" tem como objetivo ampliar e estender o conhecimento sobre os temas: corpo humano e saúde aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas da região de Passo Fundo/RS, por meio de visitas ao Laboratório de Anatomia Humana do curso de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul. Nas visitas, são ministradas aulas expositivas dialogadas sobre a anatomia e fisiologia dos diversos órgãos e sobre os principais sistemas do corpo humano, com duração aproximada de duas horas. Desse modo, são abordados os sistemas tegumentar, esquelético, articular, muscular, cardiovascular, respiratório, digestório, urinário, genital masculino e feminino, nervoso, endócrino e linfático. Além disso, é abordada a fisiopatologia de algumas doenças que acomete esses sistemas, assim como a promoção de saúde. Dessa forma, a visita educativa no Laboratório de Anatomia Humana aproxima o conhecimento anatômico ao cotidiano dos alunos por meio de modelos sintéticos e peças anatômicas cadavéricas preparadas e aperfeiçoa o conhecimento prévio dos alunos. Para avaliar o nível de aquisição de informações obtidas pelos estudantes, foram utilizados questionários aplicados antes e depois das aulas ministradas pelos envolvidos no projeto. Esses questionários foram organizados com 10 perguntas, em que para cada questão é atribuído o valor de 1 ponto e refere-se a um sistema orgânico específico. No total já foram atendidos 142 alunos da rede pública de ensino, provenientes de 3 escolas públicas do Município de Passo Fundo. No questionário aplicado previamente a introdução dos assuntos, os estudantes obtiveram a média geral de 5.49, já naquele aplicado após as aulas, o resultado alcançado foi de 8.05. Entre os sistemas avaliados, identificou-se que conhecimento referente aos sistemas respiratório e o nervoso foram os que apresentaram a menor média geral, sendo de 4,16 e 6,33 respectivamente, já o sistema esquelético obteve a maior média de acertos. No teste aplicado posteriormente observou-se um aumento da média em todos os sistemas avaliados, o que demonstra a eficácia das visitas ao Laboratório. Sendo assim, o projeto, além de correlacionar a abordagem do tema transversal saúde na perspectiva dos componentes trabalhados de Ciências e de Biologia, viabiliza o papel do acadêmico de medicina como difusor do conhecimento, aproximando-o da sociedade e fortalecendo o compromisso social da Universidade.
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