ENCONTROS DE DOCÊNCIA: OLHARES DE PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

Autores

  • Flávia Aparecida Moro Fernandes Santarém Universidade Federal da Fronteira Sul Chapecó
  • Maria Lucia Marocco Maraschin Universidade Federal da Fronteira Sul Chapecó
  • Claudiana Vicentini Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Edson Alexandre Tadioto Universidade Federal da Fronteira Sul Chapecó

Palavras-chave:

Pesquisa e Iniciação à Docência, Reflexão e Docência, PIBID.

Resumo

Resumo: Este estudo busca articular os compromissos expressos em olhares e reflexões acadêmicas, provenientes de programas de mestrado e doutorado de universidades brasileiras, no que se refere a política pública de Iniciação à Docência, viabilizada no país, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Ao cotejar os dados/resultados de pesquisas disponibilizadas em sítios da CAPES e do IBICT, localizamos o que caracterizamos “encontros de docência”, materializados pelas ocupações, preocupações, fazeres e dizeres da prática docente do pibidiano. Neste exercício constatamos tratar-se de um compromisso de abrangência e caracterização nacional, em razão disso, identificamos as regiões, as instituições e os pesquisadores atentos aos estudos da formação inicial para a docência. Por conseguinte, mapeamos os elementos que caracterizam “os encontros de docência”, pontuamos as principais barreiras e/ou dificuldades encontradas no cenário que acolhe e legitima o Programa. A denominação “encontros de docência” contribuiu para identificar e analisar a diversidade de processos formativos que revelam as faces e as interfaces desta perspectiva junto à Educação Básica e Superior. Ao conceber a escola como lócus formativo, a relação teoria e prática como dimensões indissociáveis; a relação universidade escola como fundante e fundamental para formação humana e profissional, constitui-se numa dimensão epistemológica diferenciada, na qual, se assume e se compreende o conhecimento como uma produção humana em construção. Trata-se de um estudo bibliográfico, de caráter exploratório, do tipo “estado do conhecimento”, também caracterizado por Ferreira (2002) como estudos de caráter inventariante da produção acadêmica. A análise dos dados inventariados quanto a interpretação, amparou-se nas proposições da Análise de Conteúdo de Bardin (1979) sintetizada por Trivinos (1987), como: pré-análise, análise inferencial e análise categorial. Teoricamente foram interlocutores deste estudo Freire (1999); Nóvoa (1999, 2002); Pimenta (2000); Tardiff (2000, 2002), Zeichener (2013) entre outros. Quanto aos resultados temos a destacar que, sendo ainda criança, o Programa PIBID impulsiona aprendizagens significativas da e para a docência, têm acarretado investigações que dão destaque à prática reflexiva, aos saberes docentes, embora plurais e múltiplos; saberes esses nutridos por ações colaborativas, as quais reconhecem e validam os saberes experienciais, particularmente os que provêm dos professores supervisores da Educação Básica. No que se refere aos limites, destacamos a necessidade de maior participação e efetividade nos processos de acompanhamento e de avaliação sistemática junto ao Programa e as Instituições por parte da CAPES, ente propositor e financiador deste. Neste sentido, reiteramos que os “encontros de docência” marcadamente referenciados, quase que na totalidade pelos programas stricto sensu, pesquisadores e nos estudos inventariados, evidenciam com destaque: a construção do protagonismo docente; a compreensão da relação teoria e prática; e a constituição de repertórios necessários a atividade profissional de todos os envolvidos, bem como a importância da universidade escola, reflexivamente constituídas.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

FERREIRA. Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, nº 79, Agosto/2002.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

NÓVOA, Antônio (Org.) Profissão professor. Porto: Editora Porto, 1999

______. Formação de Professores e Trabalho Pedagógico. Lisboa: Educa, 2002. (Fora de coleção)

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Publicado

24-11-2016

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa