EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A UTILIZAÇÃO DE FILMES COMERCIAIS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO
Palavras-chave:
Filmes Comerciais. Saúde. Doenças.Resumo
O presente ensaio relata uma vivência no Estágio Supervisionado III: Ciências no Ensino fundamental do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura. Esta aula teve por objetivo entender o que é a leucemia, como ela desenvolve-se e outros aspectos relacionados à doença, como metodologia utilizamos o filme Uma prova de amor. A partir da exibição fílmica realizamos uma investigação através de questionamentos com os alunos do 8° ano da Educação Básica acerca da temática saúde: leucemia, doação de órgãos e o contexto familiar. O uso do filme em sala possibilitou mediar aos alunos um ensino e aprendizagem voltado para o diálogo, afetividade, interação e relacionar o conteúdo com o cotidiano escolar. Perante das análises feitas pode-se perceber que os alunos compreenderam qual era a doença em questão, bem como, os tratamentos realizados pelos médicos para prolongar a vida da menina portadora da doença. Um aluno diz: “ela tinha leucemia, logo após descobrir a doença a mãe engravidou e teve outra filha está que foi projetada geneticamente, está já no início de sua vida foi doadora de sangue do cordão umbilical, também doou medula óssea, e estava sujeita a doar um rim. ” (A9). Questionamos sobre a aquisição de hábito alimentares saudáveis se auxilia na qualidade de vida do sujeito e na promoção da saúde: “Sim. Quando a Ana disse que depois que Kate tinha câncer mudaram tudo desde a alimentação até o modo de cuidar da casa” (A3). “Sim, na primeira cena do filme ela (a irmã mais nova) diz que tiveram que mudar a alimentação para tudo orgânico. A dieta para ajudar a leucemia é boa porque aumenta a imunidade e ajuda a afastar infecções, uma dieta saudável faz a pessoa ficar mais forte, auxiliando no prolongamento da vida da pessoa com a doença” (A9). Ao indagá-los sobre a possibilidade de sobreviver sem os rins, os alunos declararam ser impossível viver sem ambos os rins, manifestaram-se sobre as complicações com a ausência de um rim. (A11) diz: “ O rim é o órgão responsável pela filtração do sangue e manutenção da quantidade de água e sais no corpo humano. Sem os rins a pessoa morrerá em pouco tempo. A única solução é a hemodiálise que filtra o sangue. Assim como também o transplante de rins de um doador compatível, já que com apenas um podemos sobreviver, mas com limitações”. Identificamos que o aluno traz consigo e apropria-se de um vasto conhecimento no decorrer das cenas sobre a importância e funcionamento do sistema renal. Recorremos ao cenário familiar o qual destaca-se a mudança de comportamento da mãe, o aluno A14 conta: “Ficaram todos perplexos dando exclusiva atenção à filha doente, até a mãe decidiu cortar o cabelo para ficar igual a Kate, porque ela tinha vergonha dela mesma. Viviam em função da filha doente”. No entanto, foi possível perceber nas respostas dos questionários à amplificação dos conhecimentos de forma positiva. Assim, o uso de filmes, contribuiu para ressaltar as inquietações dos alunos perante a temática saúde, instigando-os a muitas reflexões e múltiplos olhares.
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