DIÁRIO DE BORDO - UM VIÉS PARA REFLEXÃO DE DIDÁTICAS

Autores

  • Cleuza Pelá UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Mithieli da S. Scarton Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo - RS
  • Letícia Tatiana Martins Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo - RS
  • Silvana Maria Klein Escola Estadual de Ensino Fundamental Sargento Sílvio Delmar Hollembach.

Palavras-chave:

Docência inicial. Ensino. Texto. Reflexão.

Resumo

A presente comunicação tem por objetivo apresentar os resultados preliminares da análise dos procedimentos de trabalho utilizados para o desenvolvimento da prática de leitura de textos, no ensino fundamental II, nas aulas de Língua Portuguesa, regidas por graduandos pibidianos que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - Letras). Essa análise, que partiu da observação dos registros acerca daqueles procedimentos nos diários de bordo dos pibidianos do curso de Letras, teve início com os seguintes questionamentos: Qual a natureza das sequências textuais dos relatos (expositiva ou dialogal)? De qual maneira os exercícios oferecidos aos alunos de uma turma são implementados? Os pibidianos refletem sobre sua prática, sua regência? E, em função disso, os pontos do estudo foram restringidos. Posteriormente, apuraram-se três diários dos pibidianos e focou-se na descrição das ações desenvolvidas pelos pibidianos durante a prática e nos recursos lingüístico-textuais no corpo do texto que poderiam indicar a constituição do universo do ensino, de sua metodologia, de sua prática. A partir do resultado parcial da análise, concluiu-se que as práticas são de natureza dialogal e que os exercícios são desenvolvidos sequencialmente, do coletivo para o individual. Dessa forma, considerando a leitura analítica dos relatos do Diário de Bordo, entende-se que todo dizer tem relação com outros, com o vivido, bem como que - na relação dialogal - os interlocutores já possuem conhecimentos prévios interiorizados acerca de uma dada temática, em função de outras leituras desenvolvidas durante um período da vida. Além disso, o fato de os exercícios serem discutidos do coletivo para o individual indica que os conhecimentos trazidos para a aula podem ser usados como ponte para novas situações de aprendizagem. Portanto, esse estudo se justifica e é importante porque permite pensar a prática docente inicial e também como desenvolvê-la de forma adequada aos diferentes contextos de ensino e aprendizagem, não só no âmbito da leitura, mas também em outros que partem do uso da(s) linguagem(ns).

Biografia do Autor

  • Cleuza Pelá, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
    Cleuza Pelá possui doutorado (2006) e mestrado (1998), em Língua Portuguesa, na área de leitura, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; e graduação em Letras - Vernáculas, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1987). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em: Língua Portuguesa e Linguística, (estratégias de) leitura, gêneros textuais, romances e contos policiais, processos de referenciação, produção de texto e literaturas de expressão portuguesa. Tem trabalhado também com elaboração de itens de avaliação em larga escala, formação de professor, orientação de trabalhos de conclusão de curso, revisão de textos e assessoria de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental, em escolas públicas e privadas. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Linguística, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.
  • Mithieli da S. Scarton, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo - RS

    Acadêmica do curso de Graduação em Letras – Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo; Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – Letras (CAPES); Membro do Grupo de Estudos Conversas Ressignificativas a partir de Relatos de Práticas em Docência Inicial – Reflexões Teórico-Práticas.

  • Letícia Tatiana Martins, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo - RS
    Acadêmica do curso de Graduação em Letras – Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo; Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – Letras (CAPES); Membro do Grupo de Estudos Conversas Ressignificativas a partir de Relatos de Práticas em Docência Inicial – Reflexões Teórico-Práticas.
  • Silvana Maria Klein, Escola Estadual de Ensino Fundamental Sargento Sílvio Delmar Hollembach.
    Professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual de Ensino Fundamental Sargento Sílvio Delmar Hollembach; Supervisora do Subprojeto PIBID – Letras – UFFS – CAPES.

Referências

LIBERALI, F. C. O diário como ferramenta para a reflexão crítica. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1999. (Tese de Doutorado - LAEL)

MAZZILO, T. Analisando textos sobre o trabalho do professor: reflexões sobre uma proposta metodológica. In: MACHADO, A. R.; LOUSADA, E.G.; FERREIRA, A. D. (orgs.) O professor e seu trabalho – A linguagem relevando práticas docentes. Campinas, SP: Mercados de Letras, 2011.

P1. Diário de Bordo. UFFS-PIBID - CL, 2015.

P2. Diário de Bordo. UFFS-PIBID - CL, 2015.

P3. Diário de Bordo. UFFS-PIBID - CL, 2015.

PASSEGGI, M. da C. A experiência em formação. Educação, Porto alegre, v.34, n.2. p.147-156, maio/ago, 2011.

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Publicado

07-11-2016

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino