HEMEROTECA NA ESCOLA- PRÁTICA DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO

Autores

  • Cleuza Pelá UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Mithieli da S. Scarton Universidade federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo - RS
  • Letícia Tatiana Martins Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo - RS

Palavras-chave:

Hemeroteca, Gêneros textuais da esfera jornalística, Cidadania.

Resumo

Por que desenvolver um trabalho de hemeroteca com alunos do 8° e 9° ano do ensino fundamental? Hemeroteca é o termo usado para designar uma coleção de recortes de periódicos ou revistas classificados e indexados, e que objetiva auxiliar a leitura e a pesquisa de estudantes e público em geral, em função de determinadas temáticas. O projeto Hemeroteca surgiu como uma ação do PIBID – Letras e com o propósito de trabalhar por meio de análise e produção textual os mais diferentes gêneros jornalísticos, em situações didáticas, envolvendo os alunos do ensino fundamental da escola Sargento Sílvio Delmar Hollenbach. Para que pudéssemos desenvolver a capacidade de pesquisa, leitura e interpretação textual por parte dos alunos, assim como a análise das informações, instigando suas competências críticas, utilizamos os seguintes procedimentos para o trabalho: - Primeiramente, (re)conhecemos o jornal (seus cadernos, sua organização textual verbal e não-verbal; diagramação) e, em seguida, passamos ao estudo do gênero notícia. Distribuímos aos alunos um esquema para facilitar a compreensão, a recuperação e o exame de informações a partir de lides. Após análise desse gênero, feita coletivamente, passamos para o estudo do gênero resenha. Os conhecimentos prévios dos alunos foram verificados e passamos à discussão coletiva; após, fomos à leitura individual e à resolução das atividades. Os resultados dessa experiência foram satisfatórios, pois, como nosso objetivo era expor os gêneros e as temáticas que compõem o jornal, acreditamos que tivemos êxito no trabalho. Ao final, um Mural Hemeroteca foi oferecido à comunidade escolar para apreciação e foi um sucesso. Portanto, concluímos que com essa proposta de trabalho conseguimos criar um ambiente favorável para se trabalhar os gêneros da esfera jornalística, os quais se tornaram mais relevantes quando vistos por meio do jornal. Justificamos esse projeto visto possibilitar a ampliação das habilidades de pesquisa, de leitura e de interpretação de textos dos educandos. Além disso, quando as aulas saem do cotidiano, é possível sintetizar melhor os aspectos centrais dos temas com os quais estamos trabalhando durante as aulas, propiciando – assim -  um melhor rendimento da turma e uma aprendizagem diferenciada.

Biografia do Autor

  • Cleuza Pelá, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
    Cleuza Pelá possui doutorado (2006) e mestrado (1998), em Língua Portuguesa, na área de leitura, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; e graduação em Letras - Vernáculas, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1987). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em: Língua Portuguesa e Linguística, (estratégias de) leitura, gêneros textuais, romances e contos policiais, processos de referenciação, produção de texto e literaturas de expressão portuguesa. Tem trabalhado também com elaboração de itens de avaliação em larga escala, formação de professor, orientação de trabalhos de conclusão de curso, revisão de textos e assessoria de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental, em escolas públicas e privadas. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Linguística, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.
  • Mithieli da S. Scarton, Universidade federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo - RS
    Acadêmica do curso de Graduação em Letras – Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo; Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – Letras (CAPES).
  • Letícia Tatiana Martins, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo - RS
    Acadêmica do curso de Graduação em Letras – Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo; Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – Letras (CAPES).

Referências

BELARMINO, Adriana E. D. Projeto Hemeroteca. Folha Educação. São Paulo, [1999].

FARIA, Maria Alice. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1996.

_____________ . O jornal na sala da aula. São Paulo: Contexto, 1989.

HARRIS, Ray; HARRIS, Chris. Faça seu próprio jornal. Trad. Beatriz Marchesini. 5.ed. Campinas, SP: Papirus, 1996.

Downloads

Publicado

30-09-2016

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino