O CINEMA COMO OBJETO DE ESTUDO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENATAL

Autores

  • Stephany Ferreira Coletto Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Pablo Lemos Berned

Palavras-chave:

Cinema. Escola pública. Ensino. Debate. Letramento

Resumo

O cinema é uma arte moderna já reconhecida e que possui seu próprio espaço de crítica, logo, é um dos meios pelos quais podemos refletir sobre a sociedade e sobre a manifestação estética em si em um espaço formal como a escola. A partir da legitimação do cinema como objeto estético relevante para a formação cultural dos indivíduos e da necessidade de fortalecer os laços entre as comunidades acadêmica e escolar, trabalhamos com o projeto de extensão intitulado “Clube de Cinema: exibição e debate na escola” em três escolas do município de Cerro Largo, no período de março de 2015 a agosto de 2016. Na primeira etapa do projeto de extensão trabalhamos com o sétimo e o oitavo anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Otto Flach - CIEP, em três sessões cinematográficas. Na etapa seguinte, trabalhamos como o nono ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II, em duas sessões. Na etapa final, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacob Reinaldo Haupenthal, com alunos do quarto ano das séries inicias, em cinco sessões. As três escolas contempladas encontram-se fora da região central de Cerro Largo, estando a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II na área rural do município.  Diferentemente do trabalho com as séries finais do ensino fundamental, em que os alunos apresentavam resistência em assistir a filmes distintos dos quais estavam acostumados – já que boa parte dos filmes selecionados não eram filmes comerciais – nos anos iniciais do ensino fundamental a recepção foi muito calorosa. Devido à curiosidade natural das crianças, o interesse pelas sessões sempre foi grande, havendo constante participação nas discussões subsequentes às exibições. As atividades de apresentação do filme causaram estranhamento somente na primeira sessão, pois explicamos que a sequência das aulas estaria composta por atividades de apresentação pré-exibição e de atividades de interpretação pós-exibição. Assim, os alunos puderam conhecer características elementares dos filmes e a interpretação pôde ser ampliada, pois chamamos a atenção das crianças para elementos que provavelmente não observariam, como por exemplo, a posição da câmera e iluminação. Dessa forma, percebemos que, inclusive nas séries finais do ensino fundamental, perante as atividades sistematizadas de interpretação do filme, os alunos dispuseram-se a tentar compreender o fenômeno à sua frente e participavam das discussões mesmo quando não haviam gostado do filme.

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Publicado

23-02-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Extensão e Cultura