UMA ANÁLISE DE MANUAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA

Autores

  • de Radaeli Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia. PIBID. Manual Didático.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de uma análise de manuais didáticos de Filosofia: a análise de cada temática (ética, estética, filosofia política, epistemologia, ontologia, antropologia filosófica), a discussão em grupo, pós-análise; considerações sobre qual é o papel do material didático e o que ele deve conter. O trabalho surgiu a partir das atividades propostas pelo PIBID, Subprojeto de Filosofia, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim, tendo como objetivo a formação docente. A partir de questões observadas com relação à utilização do material didático e a sua funcionalidade, decidiu-se realizar uma análise de manuais didáticos, com o objetivo de verificar se eles suprem as necessidades dos professores e dos alunos. A análise foi desenvolvida em três manuais, através de dois métodos: o primeiro consistindo na leitura e avaliação escrita do conteúdo, e o segundo, de avaliação por meio de tabelas. No entanto, a base para a análise foi feita através da leitura da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, da Lei de Diretrizes e Base (LDB), que estabelece o ensino de Filosofia como necessário para o exercício da cidadania. Os parâmetros para a análise deu-se da seguinte forma: Organização dos capítulos (avaliação de como os capítulos das unidades está elaborados, se o fluxo de conteúdo tem um objetivo perceptível, os conteúdos são bem costurados e não aparecem conteúdos sem nexo no contexto); organização do texto (avaliação da estrutura do texto, da organização das caixas de texto auxiliares e das gravuras ao longo do capítulo); agradabilidade (consiste em uma avaliação da estética e atratividade do texto); clareza (consiste na avaliação da clareza das explicações do conteúdo); conceituação (avalia a qualidade das explicações); autores (consiste na avaliação da quantidade e qualidade dos autores utilizados para a explicação das teorias filosóficas, bem como o grau de aproximação das teorias); Conteúdo extra (avalia a quantidade e qualidade dos conteúdos extracurriculares oferecidos nos livros, como sugestões de livros e filmes, e questões sobre o conteúdo trabalhado). Quanto maior a nota em cada quesito pressupõe que o manual analisado contém sua estrutura mais organizada. Por fim, fez-se uma análise comparativa entre todos os manuais analisados.

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Publicado

21-09-2016

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino