ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: REFORÇANDO A PRÁTICA CLÍNICA DE ENFERMAGEM

Autores

  • Patrícia Dill Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó
  • Camila Griebeler Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó
  • Adriana Remião Luzardo Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó

Palavras-chave:

Estagio Curricular Supervisionado. Consulta de Enfermagem. Diabetes Mellitus.

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é parte integrante da formação do profissional enfermeiro. É uma prática em saúde que busca aproximar o graduando do campo de atuação profissional, da realidade social, como forma de experimentar os aspectos que envolvem o mundo do mercado de trabalho. Exerce papel relevante ao final da graduação em enfermagem, pela oportunidade de retomada e aprimoramento do aprendizado construído ao longo da vida acadêmica e nesse momento com a proposta de aplicação na prática de saúde. Assim, o presente projeto de intervenção justifica-se pelo alcance dos objetivos do componente curricular ECS II, como no desenvolvimento de habilidades em relação à dimensão assistencial, educativa, gerencial e investigativa da enfermagem, além de compreender o papel do enfermeiro na atenção secundária. No decorrer do segundo semestre de 2016, ocorrerá no Centro de Referência em Saúde Municipal (CRESM), do município de Chapecó, a implementação de um Plano de Ação (PA), engendrado a partir de um Diagnóstico Situacional e planejamento com estabelecimento de Objetivos, Metas e Indicadores, que representam ferramentas que potencializarão a concretização do PA. Utiliza-se a metodologia Planeja SUS na realização desse processo, por meio do planejamento estratégico situcional, com aspectos participativos porque conta com a participação dos profissionais do serviço, que culmina na pactuação do ECSII com o serviço para que as ações se efetivem. O PA 2016/2 junto ao CRESM estará focado na Gestão do Cuidado com base no Modelo de Atenção às Condições Crônicas de Saúde (MACC), que analisa os riscos na gestão clínica, os determinantes sociais e o autocuidado dos usuários. Assim, este PA terá como objetivo realizar Consulta de Enfermagem, de acordo com o Processo de Enfermagem (PE), além de realizar orientações de educação em saúde em Sala de Espera, sendo que ambas estratégias se complementarão para o reforço do manejo clínico da condição crônica de saúde. A consulta de enfermagem seguirá o PE com o registro SOAP (subjetivo, objetivo, avaliação c/diagnóstico, plano de cuidado). Este modelo de registro potencializa a utilização dos dados da história clínica do usuário, materializado na forma de prontuário eletrônico, ajudando a garantir a continuidade do cuidado, auxiliando na comunicação e tomada de decisão do profissional enfermeiro. A sala de espera terá uma abordagem mais rápida e focada em conceitos fundamentais acerca da diabetes, hipertensão e estilo de vida, de forma a dar seguimento ao trabalho de educação em saúde para o autocuidado realizado durante a consulta de enfermagem. Espera-se que, ao final do segundo semestre de 2016, que as intervenções apresentem um resultado positivo, sendo avaliado e medido por indicador de quantidade de consulta quanto de qualidade das ações. Acredita-se que a contribuição do ECSII para o serviço estará evidenciada no fortalecimento da atuação de enfermagem na prática clínica na atenção secundária à saúde.

Biografia do Autor

  • Patrícia Dill, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó
    Acadêmica da 10ª fase do Curso de Enfermagem da UFFS.
  • Camila Griebeler, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó
    Acadêmica da 10ª fase do Curso de Enfermagem da UFFS.
  • Adriana Remião Luzardo, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó

    Possui Bacharelado, Licenciatura e Mestrado em Enfermagem (UFRGS), Especialização em Gestão da Saúde Pública, Especializaçã em Gerontologia e Doutorado em Enfermagem (UFSC).

    Docente do Curso de Graduação em Emfermagem da UFFS- Chapecó. Atua nas áreas de Gestão, Planejamento, Geranciamento em Saúde e Enfermagem. Trabalha com os temas de Promoção da Saúde, Atenção Primária, Envelhecimento, Vulnerabilidade e Determinantes Sociais da Saúde.

Downloads

Publicado

11-10-2016

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino