REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Autores

  • Gisele Carla Zawadzki Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim

Palavras-chave:

Artes Visuais. Leitura. Educação no Campo.

Resumo

Apresentamos reflexões sobre a prática do Estágio Curricular Supervisionado: Educação Infantil do curso de Pedagogia – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul. Levamos em consideração os aspectos significativos, frágeis e os desafios para a vida profissional considerando a realidade da Escola Municipal de Educação Infantil Belo Horizonte, situada no município de Carlos Gomes, onde se desenvolveram as práticas de ensino, em dois momentos: de 0 a 3 anos, e de 4-5 anos. Situada na área rural é a única escola no município que oferece matrículas na Educação Infantil. A aplicação de projetos: No vai e vem da leitura no Maternal, e Interagindo com as artes visuais; redescobrindo as brincadeiras infantis no grupo de Pré-escola tiveram suas características distintas e relevantes. O principal objetivo com o Maternal foi propiciar um ambiente favorável, instigando através de diversas situações de aprendizagens o gosto pela leitura, valorizando-a como fonte de prazer e entretenimento. Partimos do pressuposto que a prática de leitura se inicia desde muito cedo na vida da criança; ela aprende a ler o mundo desde muito pequena e aos poucos, na escola, vai aprendendo as palavras, agregando assim um valor fundamental para as crianças. Com a Pré-escola o principal objetivo foi apresentar e proporcionar um ambiente significativo para as crianças, instigando através das Artes Visuais o fazer artístico, no qual as crianças pudessem apreciar, refletir e construir suas produções através das artes visuais. Para tanto compreendemos a arte como um instrumento de valorização e desenvolvimento do ser humano e de grande relevância na constituição do sujeito desde a educação infantil. A partir da prática realizada no Maternal é interessante apresentar que foi possível proporcionar o contato com os livros e as histórias, para que as crianças fossem se familiarizando e assim sendo incentivadas a leitura desde cedo. Já com a Pré-escola, além de buscar conhecer a demanda, que apontou a necessidade de proporcionar situações de aprendizagem  significativas possibilitando a oportunidade de criar e recriar, foi importante buscar compreender a arte como uma linguagem, que pode ser vista como forma de comunicação e de expressão da criança, nesse sentido, foi necessário estabelecer estratégias e possibilidades onde cada um pudesse atribuir sentido àquilo que estivesse sentindo, pensando e vivenciando, de forma a explorar e ampliar as habilidades da criança, numa perspectiva de desenvolvimento integral, ou seja, que contemplasse os aspectos sócio afetivos, físicos-motores e cognitivos da criança.  Diante desta Prática de Estágio, realizada com os dois grupos com faixa etária distinta possibilitou-se as crianças formas de visualizar e ampliar repertórios, utilizando-se da sua imaginação criativa. Elas curtiram, conheceram, aprenderam e cresceram, tornando-se partícipes da cultura e da sua história. Portanto, compreendemos que os projetos desenvolvidos de Estagio Supervisionado foram envolventes, pois estiveram focados no mundo infantil, proporcionando as crianças o tempo necessário para que pudessem se desenvolver com a sua imaginação, para que o “criar” fosse pleno de interesse.

Biografia do Autor

  • Gisele Carla Zawadzki, Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
    Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Erechim, atuando por 40 horas, exercendo cargo efetivo. Formanda pelo curso de Pedagogia, na Universidade Federal da Fronteira Sul. Cursando especialização em Gestão Escolar.

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Publicado

29-11-2016

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino