ATITUDES QUE SALVAM VIDAS: PRIMEIROS CUIDADOS EM CASO DE EMERGÊNCIA ATÉ A CHEGADA DO SERVIÇO ESPECIALIZADO
Palavras-chave:
Primeiros Socorros. Educação em Saúde. AcidentesResumo
Os acidentes são a principal causa de mortalidade e invalidez entre os jovens. No contexto escolar é comum vivenciarmos situações de emergência médica necessitando de ação imediata e correta a fim de minimizar danos até a chegada de uma equipe especializada. Este trabalho busca apresentar o Projeto de Extensão desenvolvido no período de agosto de 2015 a agosto de 2016 com o objetivo de orientar estudantes das escolas públicas do município de Passo Fundo/RS sobre os primeiros cuidados em casos de emergência até a chegada do serviço especializado, permitindo assim salvar vidas a partir de simples atitudes levando boas práticas de cuidados e educação em saúde nas escolas. O projeto foi desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS/Passo Fundo, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo e escolas municipais. Participaram do projeto seis estudantes do curso de medicina selecionados para o projeto, professores do curso de medicina, alunos e professores da rede municipal de educação. A metodologia utilizada foram intervenções diretas nas escolas com abordagem frente aos principais acidentes no ambiente escolar e seu entorno. Realizou-se dez encontros onde foram levantados os principais acidentes ocorridos no contexto escolar, conversa com a coordenação municipal de educação para identificar o público alvo, pesquisa bibliográfica em literatura específica, apresentações e discussões entre estudantes e professores sobre os temas escolhidos. Foram escolhidas escolas onde a secretaria apontou maior índice de acidentes em virtude da localização geográfica, característica dos alunos e trabalho dos pais como público alvo, alunos do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental. As intervenções foram na forma de apresentações com simulações e vídeos sobre o tema: O que fazer e o que não fazer no caso de: Traumas – atropelamentos, fraturas e cortes, queimaduras, afogamentos, síncope e convulsões e acidentes como animais peçonhentos. Cada intervenção iniciava com um pré-teste com duas questões sobre cada tema compondo no total doze questões e ao fim das apresentações um pós- teste com outras doze questões sobre os mesmos temas foi aplicado com objetivo de verificar os conhecimentos prévios e os aprendizados dos alunos. As atividades de intervenção foram realizadas em 11 escolas municipais em Passo Fundo, 216 alunos do oitavo ano e 217 alunos do nono ano totalizando 433 alunos. Foram proporcionado momentos de apresentação dos temas, perguntas e respostas e curiosidade sobre os assuntos abordados. Percebeu-se boa aceitação dos alunos e seu grande interesse frente aos temas abordados assim como hábitos de ações inadequados ainda baseados nos saberes e práticas populares evidenciados nos questionários de pré-teste e comentários durante as intervenções. Entretanto após as intervenções e aplicação do pós-teste observou-se o aprendizado dos alunos, tendo em vista que a maioria demonstrou conhecimento suficiente frente às situações de primeiros socorros. Entende-se que o esclarecimento e a conscientização para atitudes corretas em caso de emergência, bem como sua real necessidade, é fator importante para a conscientização das ações, prevenção e mudança de hábitos, sendo estes alunos capazes de reproduzir as informações no ambiente em que se encontramReferências
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