ENFERMAGEM UFFS ULTRAPASSANDO LIMITES TERRITORIAIS: A EXPERIÊNCIA ACADÊMICA SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MUNICÍPIO DO OESTE CATARINENSE

Autores

  • Denise Finger Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Angela Maria Gomes Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Patrícia Tatiane Kurttner Secretaria Municipal de Saúde de Planalto Alegre
  • Márcia Alves Dias Secretaria Municipal de Saúde de Planalto Alegre
  • Gisele Zancanaro Secretaria Municipal de Saúde de Planalto Alegre
  • Renalda Lima Secretaria Municipal de Saúde de Planalto Alegre
  • Liane Colliselli Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

Palavras-chave:

Enfermagem. Estágio Curricular Supervisionado. Atenção Básica a Saúde. Universidade. Comunidade.

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado II - ECS II, é um dos componentes curriculares obrigatórios do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS e objetiva proporcionar ao acadêmico o desenvolvimento de atividades privativas do exercício profissional do enfermeiro, abrangendo as quatro dimensões de atuação: gestão, assistência, pesquisa e ensino. Ao longo dos sete anos de história do curso, todas as experiências do ECS foram realizadas nos serviços de atenção à saúde do município de Chapecó - SC. No entanto, no segundo semestre de 2016, esta experiência é vivenciada, pela primeira vez, fora de Chapecó. O cenário desse estágio, em fase de desenvolvimento, situa-se no município de Planalto Alegre, distante 30km de Chapecó, cuja população é de  2.780 habitantes. Objetiva-se através deste relato, divulgar a experiência acadêmica na elaboração do diagnostico situacional neste município. Para a efetivação, foi necessário realizar um convênio entre a universidade e a prefeitura municipal. Após o aceite, primeiro semestre de 2016, iniciou-se o ECS em agosto deste ano, que se estenderá até dezembro. Iniciou-se, conforme recomendado no componente curricular, com o diagnóstico de saúde do município, conforme os moldes do PlanejaSUS, política que objetiva coordenar o processo de planejamento no âmbito do Sistema Único de Saúde- SUS, preconizando a análise situacional antes da formulação de objetivos e metas, etapa vivenciada até o presente momento. Entre os resultados obtidos, destaca-se que 100% da população está cadastrada no programa saúde da família, fator positivo para o diagnóstico situacional, bem como para o planejamento de ações e acompanhamento da saúde da população. Entre as prioridades elencadas, a partir do diagnóstico, elaborado com a participação efetiva dos profissionais da equipe de saúde, de forma mais direta enfermeiras, secretária da saúde e médica,

destaca-se: elaboração do protocolo de atendimento; considerando que além das

ações da equipe saúde da família o Centro de Saúde atende as intercorrências relacionadas à saúde da população das 06:00 às 24:00 horas pelo fato de não disponibilizar de outros serviços de saúde no município; construção do mapa inteligente do território; acompanhamento dos pacientes crônicos com diagnóstico médico de diabetes mellitus; articulação de grupos de mães de crianças de 2 a 5 anos de idade e fortalecimento da participação social do Conselho Municipal de Saúde- CMS, através de ações previstas na pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso-TCC de uma das estudantes. Considerando essa breve inserção acadêmica até o presente momento, pode-se considerar que a realidade da saúde possibilita desenvolver ações nas 4 dimensões preconizadas pelo componente curricular, prática esta que possibilita amadurecimento pessoal e o exercício profissional com base nas atribuições do profissional enfermeiro na atenção básica a saúde. Percebeu-se por parte dos profissionais do Centro Municipal de Saúde, Equipe Saúde da Família e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família- NASF, apoio e interesse no planejamento e execução das ações priorizadas. Espera-se que esta experiência proporcione a oportunidade da realização de novos estudos no município, levando a universidade mais próxima à população loco regional

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Publicado

23-09-2016

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino