CINEMA E CIÊNCIAS: TRABALHANDO A TEMÁTICA DA CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES AMEAÇADAS COM O FILME RIO
Palavras-chave:
, Audiovisual. Aves. Biologia da conservação. Educação Ambiental.Resumo
O objetivo deste trabalho foi associar a apresentação do filme Rio aos conteúdos de Ciências do Ensino Fundamental. A atividade foi realizada com uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental do Instituto Estadual de Educação Cristo Redentor, município de Cândido Godói. A utilização de filmes pode ser uma maneira de aumentar a interação e o interesse dos alunos pelos conteúdos de Ciências utilizou em aula o filme Rio percebendo a associação do filme nas aulas de ciências com o conteúdo abordado de aves sobre a origem, evolução, características gerais, pele, penas, funções das penas, temperatura do corpo, sistema respiratório, sistema circulatório, sistema excretor, diversidade, a importância da diversidade, importância da conservação das espécies ameaçadas, alimento, alimentação, a frequência em que se alimentam diversidades de bicos, formas das assas, reprodução, comportamento social, sistema reprodutor, sistema de acasalamento. A atividade do filme foi escolhida porque atinge a maioria dos assuntos abordados em sala de aula. Como se percebe na escrita dos alunos, por exemplo, “porque olhando o filme aprendi que muitos homens caçam ou matam as aves e elas acabam se extinguindo”. Outro aspecto é a importância da proteção e preservação das aves também foi compreendida conforme verificamos nas respostas dos alunos que o filme era importante, pois faria com que as aves não desapareçam, por outro lado algumas aves que já estão extintas. Alguns estudantes ressaltaram a preocupação com as outras gerações: “para nossos filhos, netos, bisnetos conhecerem muitos tipos de aves e entenderem a função delas que muitas vezes são muito importantes e úteis para a natureza”. Analisando o retorno dos alunos para com a atividade, acredita-se que os alunos aumentaram seu interesse sobre a conservação das espécies ameaçadas com a utilização do filme.
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