A Importância das vivências no Sistema Único de Saúde para a formação do profissional: Abordagem dos acadêmicos de medicina na Interação com povos indígenas e quilombolas

Autores

  • Priscila Sabrina Post Universidade Federal da Fronteira Sul Passo Fundo
  • Barbara Victória Magrim Queiroga Universidade Federal da Fronteira Sul Passo Fundo

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, Medicina, Comunidade

Resumo

A relevância de atividades práticas no curso de medicina e suas contribuições positivas frente a formação de um profissional preparado para agir em diversos meios de trabalho, coligado a um atendimento humanizado, os quais o curso de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul objetiva em seu Plano Político Pedagógico, são fatores que a cadeira de Saúde Coletiva disponibiliza para os alunos. Diante da imersão realizada neste componente curricular durante a segunda semana de Junho, 2016, os estudantes do primeiro semestre da graduação em Medicina, com o objetivo de analisar diferentes comunidades e sua relação com prevenção, saúde, direitos básicos e assistência das gestões, visitaram as seguintes cidades: Água Santa, Sertão, e Pontão. As duas primeiras cidades possuem algumas comunidades vulneráveis, Indígenas e Quilombolas, que foram o foco dos discentes durante a experiência. Já em Pontão, os alunos participaram da Feira de Saúde, um evento de saúde regional, no qual interagiram com público foco do evento, os idosos. Também houve a participação no Terceiro Encontro Nacional de Educação e Direitos Humanos, promovido pela Universidade de Passo Fundo, no qual os estudantes participaram de atividades relacionadas ao bem estar da população. Durante as visitas os acadêmicos mantiveram contato com comunidades isoladas e/ou vulneráveis, promovendo atividades para enriquecimento do desenvolvimento sociocultural. Entre as atividades realizadas, foram executadas apresentações bilaterais para promover um maior senso de coletividade e integrar ambos os lados. É importante ressaltar o fato de que todas as comunidades foram receptivas e as trocas culturais favoráveis para o aprendizado. A partir da vivencia realizada, tornou-se possível determinar as necessidades destas comunidades, e suas expectativas quanto aos futuros médicos. Contudo, a experiência não revelou apenas pontos positivos, a falta de investimento governamental em saneamento básico, saúde e alimentação desses agrupamentos, como por exemplo do Quilombo da Mormaça, interfere diretamente no perfil da população e no tratamento médico que deveria ser fornecido a estas. Logo, perante a experiência com grupos sociais distintos foi possível realizar um levantamento sobre as diferenças dos ambientes e a grande influência deste fator no cuidado com que a equipe de saúde deve ter em cada local e no caso dos médicos no tratamento de cada paciente, exemplificando o conceito de um dos princípios do Sistema Único de Saúde, a equidade, a interação ainda foi presenciada de forma profunda e esclarecedora, nas palavras de um dos alunos participante.

Biografia do Autor

  • Priscila Sabrina Post, Universidade Federal da Fronteira Sul Passo Fundo
    Técnica em Química pelo Instituto Federal Farroupilha, campus Panambi. Atualmente é acadêmica do segundo semestre do curso de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Passo Fundo.
  • Barbara Victória Magrim Queiroga, Universidade Federal da Fronteira Sul Passo Fundo
    Técnica agrícola pelo Instituto Federal Farroupilha. Atualmente é acadêmica do segundo semestre do curso de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul.

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Publicado

21-09-2016

Edição

Seção

Campus Passo Fundo - Projetos de Ensino