LÍNGUA E MEMÓRIA NO E DOS MUSEUS: REFLEXÕES SOBRE A REGIÃO DAS MISSÕES DO RS
Palavras-chave:
termo 1,Resumo
A proposta desta comunicação tem como objetivo apresentar os estudos que serão desenvolvidos junto ao projeto de pesquisa: “A língua e os instrumentos linguísticos na região das missões do RS”, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Caroline M. Schneiders. O projeto caracteriza-se pela reflexão em torno de questões que perpassam a história da produção do conhecimento linguístico desenvolvido na região das missões do Rio Grande do Sul (RS), tomando por base a observação de materialidades vinculadas a discursos da e sobre a língua, as quais são consideradas como objetos históricos. Interessa-nos trabalhar com objetos históricos, pois os mesmos nos permitirão compreender, em especial, a memória que é guardada e colocada em circulação a partir de diferentes materialidades discursivas, como museus, monumentos, e materiais linguísticos que visam a preservar a(s) história(s) e a(s)línguas das região das missões. Diante dessas questões que envolvem o referido projeto, buscamos realizar, inicialmente, um estudo sobre os discursos do e no “Museu das Missões”, um importante museu localizado no município de São Miguel das Missões. Para tanto, refletiremos sobre a relação constitutiva do discurso com a história, a qual, para nós, não se refere à cronologia de acontecimentos ou evolução dos fatos, trata-se da história inscrita no discurso, pois não é considerada como algo de exterior, é parte da constituição discursiva. Com isso, poderemos compreender a historicidade e a memória que afeta e é constitutiva de determinada materialidade discursiva. Os estudos desenvolvidos a partir do presente projeto estão embasados nos pressupostos teórico-metodológicos da História das Ideias Linguísticas em articulação com a Análise de Discurso de viés pecheuxtiano.
Palavras-chave: Museu. História. Memória.
Referências
AUROUX, S. A revolução tecnológica da gramatização. Campinas: Unicamp, 1992.
GUIMARÃES, E.; ORLANDI, E. P. (Org.). Língua e cidadania: o Português no Brasil. Campinas: Pontes, 1996.
MARIANI, B. Colonização linguística. Campinas: Pontes, 2004.
ORLANDI, E. P. (Org.). Política linguística no Brasil. Campinas: Pontes, 2007.
ORLANDI, E. P. Língua e conhecimento linguístico: para uma história das ideias no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.
ORLANDI, E. P.; GUIMARÃES, E. (Org.). Institucionalização das ideias linguísticas. Campinas: Pontes, 2002.
ORLANDI, E. P. (Org.). História das ideias linguísticas: construção do saber metalinguístico e constituição da língua nacional. Campinas: Pontes; Cáceres: UNEMAT, 2001.
ORLANDI, E. P. Língua brasileira e outras histórias: discurso sobre a língua e ensino no Brasil. Campinas: RG Editora, 2009.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.