O ENFOQUE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A NÃO NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA-TECNOLOGIA NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores

  • Daniel Marsango Universidade Federal da Fronteira Sul Campus- Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

CTS. Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade. Configurações Curriculares, Práticas Educativas.

Resumo

Historicamente, as pesquisa científicas objetivavam apresentar soluções e inovações para a sociedade. Com a revolução industrial e depois com o início massivo dos estudos centrados na evolução técnológica, em meados do Século XX, surge, também, um movimento denominado movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), com repercussões na Educação em Ciências, contrapondo-se a ideia de neutralidade da Ciência-Tecnologia (CT), pois constatou-se que esses avanços tecnológicos não estavam conduzindo linearmente e automaticamente para o bem-estar social. Já no campo educacional brasileiro, mais especificamente no Ensino Ciências, a perspectiva CTS passou a ser debatida na década de 90, objetivando uma educação que contemple uma leitura crítica do mundo contemporâneo. Assim, CTS é considerada uma linha de pesquisa em crescimento, estando em um processo de consolidação, necessitando de aprofundamentos. E, a questão ambiental integra-se nessa abordagem, dessa forma, essa passa a ressaltar questionamentos da influência e participação da CT ao ser inserida/dependente do meio ambiente. Desse modo,  há a necessidade da Educação ser pensada, organizada e estruturada com questionamentos voltados a Educação Ambiental. Nesse sentido, o problema a ser investigado: Como a não neutralidade da Ciência-Tecnologia vem sendo trabalhada na área da Educação em Ciências e, mais especificamente, na Educação Ambiental; na linha de pesquisa Ciência-Tecnologia-Sociedade, considerando a produção de conhecimento presente? Com a realização da presente pesquisa, pretendemos compreender como a não neutralidade da Ciência-Tecnologia tem se apresentado nas práticas educativas CTS relacionadas à Educação Ambiental, no contexto brasileiro. Como encaminhamento teórico-metodológico utilizaremos a Análise Textual Discursiva dividida em três etapas: Unitarização, Categorização e Comunicação. Constituindo uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, tendo como corpus de análise os artigos presentes nas edições dos periódicos Ciência e Educação, Investigações em Ensino de Ciências e Revista Brasileira de Ensino de Física e nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), os quais propiciarão resultados no decorrer do processo. Deste modo, acreditamos que através desta pesquisa teremos um panorama crítico e contextualizado da não neutralidade da ciência-tecnologia ligada à educação ambiental no contexto brasileiro.

Biografia do Autor

  • Daniel Marsango, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus- Campus Cerro Largo
    Cursa Licenciatura em Física na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) , Campus Cerro Largo. Bolsista do Programa de Educação Tutorial, programa PETCiências, tem pesquisado a inter-relação ciência tecnologia,sociedade e ambiente,(CTS,CTSA)

Downloads

Publicado

23-11-2016

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Pesquisa