RESSIGNIFICANDO O CONCEITO DE SAÚDE: AS PERCEPÇÕES DOS SUJEITOS EM UMA FEIRA MUNICIPAL DE SAÚDE

Autores

  • Daniele Leão de Freitas UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL- PASSO FUNDO

Resumo

Introdução: A Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1946, define saúde como sendo um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e que não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade1.Sendo assim, a saúde de um ser humano é influenciada pelo ambiente físico, econômico e social no qual está inserido, pelos hábitos alimentares, pelas suas condições de vida e sua interação com elas, dessa forma, ao longo de sua vida viverá momentos de saúde/doença.2Levando em consideração a amplitude da definição de saúde, torna-se importante uma reflexão individual e coletiva mais aprofundada sobre o seu significado, para isso faz-se necessário ações multiprofissionais e intersetorais no sentido de tornar as condições de vida mais saudável no ponto de vista de cada individuo.Objetivo: Refletir sobre o conceito de saúde individual e coletivo através da identificação de várias definições de saúde para uma população que foi abordada em uma Feira Municipal de Saúde,de um município no interior do Rio Grande do Sul. Metodologia: Pessoas foram abordadas aleatoriamente pelas residentes de enfermagem, farmácia e psicologia e convidadas a escrever em um papel qual sua concepção de saúde. Através das percepções individuaisfoi proposta uma reflexão sobre o conceito ampliado de saúde e suas escritas foramsendo colocadas em um painel que foi constituindo-se durante a feira, que teve duração de 7 horas.Resultados/discussão: O conceito de saúde é enfatizado nas declarações com definições relacionadas ao bem-estar, alimentação saudável, práticas de atividades físicas, autocuidado, equilíbrio, harmonia, bem estar social, felicidade, responsabilidade, abraço, prevenção, trabalho, leitura, diálogo, ajudar ao próximo, disposição, afeto, sorriso. Através das declarações observa-se que atualmente o conceito de saúde expandiu-se e está incorporado as dimensões física, emocional, mental, social e espiritual de cadaindividuo3.Considerações finais: O conceito de saúde não é estático, podendo ser constantemente afetado pelos acontecimentos cotidianos.Posto isso, torna-se indispensável o planejamento de promoção de saúde por equipes multiprofissionais e pela comunidade em favor da qualidade de vida.

Biografia do Autor

  • Daniele Leão de Freitas, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL- PASSO FUNDO
    FARMACÊUTICA GENERALISTA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA , AGOSTO DE 2015. ATUALMENTE ALUNA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL.

Referências

Referências

Organização Mundial de Saúde. Constituição da Organização Mundial de Saúde. Nova Iorque, 1946. Disponível em: <http://www.cbmvha.org.br/2013/01/constituicao-da-organizacao-mundial-da-saude-omswho/>. Acesso: 03 de Jun. 2016.

SEGRE, M., FERRAZ, F.C. The health's concept. Rev. Saúde Pública, v.31 (5), p. 538-42, 1997.

GRAZEFFE, V. Conceito de Saúde nos Tempos Atuais. Instituto de Terapia Integrada e Oriental, 2015. Disponível em: <http://www.itiomassagem.com.br/artigos/artigos-e-noticias/item/136-conceito-de-saude-nos-tempos-atuais>. Acesso em: 01 de Jun. 2016.

Downloads

Publicado

01-02-2017

Edição

Seção

Campus Passo Fundo - Projetos de Extensão e Cultura