HIPOSPÁDIA CANINA - RELATO DE CASO
Palavras-chave:
Má formação congênita, Radiografia, Diagnóstico por imagemResumo
A hipospádia é uma anomalia congênita que resulta na má formação da uretra. Nesta não ocorre fusão completa do sulco uretral ventral em um determinado ponto de seu trajeto entre o óstio uretral interno até sua saída na glande do pênis. Juntamente com a hipospádia podem ou não ocorrer outras alterações anatômicas congênitas. Este trabalho visa relatar o caso de um cão com hipospádia ventral, seu acompanhamento clínico e a importância das imagens radiográficas realizadas para elucidar as suspeitas clínicas que surgiram durante o acompanhamento clínico. Foi atendido um cão, macho, com 45 dias de idade, sem raça definida e pesando 1,4 kg. As queixas apresentadas pela tutora durante a anamnese foram que, nos primeiros dias de vida do animal, formou-se um cisto caudalmente à glande do pênis, o qual cresceu progressivamente até seu rompimento, liberando conteúdo semelhante à urina e, a partir deste momento, o animal passou a urinar pelo local da fissura, relatou ainda que o animal possuía dificuldade locomotora, disúria e poliúria. Ao exame físico os parâmetros de frequência respiratória, temperatura, frequência cardíaca e tempo de preenchimento capilar estavam dentro dos valores esperados para a idade e espécie, animal alerta, hidratado, sem linfonodos reativos, mucosas levemente hipocoradas, distensão e dor abdominal, dificuldade locomotora, ausência do movimento de articulação do joelho no membro pélvico direito, má formação nas cartilagens auriculares, má formação na arcada dentária, escoliose e anquilose lombar. Ao exame radiográfico foram observadas más formações no osso coxal, ausência de vértebras sacrais e vértebras lombares em bloco, devido a pouca idade do animal foi orientado a proprietária quanto aos cuidados com a higiene do animal e iniciou-se acompanhamento mensal do caso. Apos 60 dias foi marcada cirurgia para correção da hipospádia. No dia determinado para a cirurgia o animal chegou para as avaliações pré-operatórias e nesta foi detectado que o animal estava com a urina extremamente fétida, com coloração e odor semelhante a fezes e devido e estas circunstâncias a cirurgia foi cancelada e novos exames radiográficos solicitados. Neste novo exame radiográfico optou-se pelo uso de contraste para verificar possível comunicação entre o tubo digestório e a via urinária. Para tanto procedeu-se contraste negativo via retal e contraste positivo iodado vira uretral. Assim foi possível observar a comunicação da uretra pélvica com o cólon descendente. O procedimento cirúrgico foi adiado até a estabilização do paciente e tratamento medicamentoso dos processos infeciosos apresentados, porém, fica evidente a importância da associação entre a clínica cirúrgica e o diagnóstico por imagem para o diagnóstico preciso e a programação do tratamento neste caso.Referências
FOSSUM, T.W. Cirurgia dos sistemas reprodutivo e genital. In: FOSSUM, T.W. Cirurgia de pequenos animais. São Paulo: Elsevier Editora, 2008. cap.26, p.762-764.
MATTHEWS, H.K. Doenças da Uretra. In: BIRCHARD, S.J.; SHERDING, R.G. (Eds). Manual Saunders de clínica de pequenos animais. São Paulo: Roca, 2008. cap.81, p.943-950.
VALENTE, F.S.; GONZALEZ, P.C.S.; CONTESINI, E.A.. Hipospadia perineal em um cão: relato de caso. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., Belo Horizonte , v. 66, n. 3, p. 757-762, Julho 2014 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352014000300757&lng=en&nrm=iso>. Acessado em 15 de Agosto, 2016.
GUIMARAES, L.D.; Bourguignon, E.; Santos, L.C.; Duarte, T.S.; Andrade, E.C.; Borges, A.P.B.. Canine perineal hypospadias. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., Belo Horizonte , v. 65, n. 6, p. 1647-1650, Dec. 2013 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352013000600009&lng=en&nrm=iso>. Acessado em 27 de Agosto, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.