ENSINO DE CIÊNCIA ATRAVÉS DE JOGOS DIDÁTICOS: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE TABELA PERIÓDICA

Autores

  • Thainara Marcotto Alba Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Tiago Silveira Ferrera Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Felipe José Antonini Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Jogos didáticos. Ensino de química. Tabela periódica.

Resumo

Este relato de experiência retrata como os jogos didáticos podem auxiliar no ensino de Ciências, em relação ao tema da tabela periódica. Ferramenta lúdica na qual é um fator motivacional aos alunos para aprender e compreender conceitos científicos sobre a temática da tabela periódica. Os jogos didáticos foram elaborados através da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III: Ciências no Ensino Fundamental do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo – RS. Esta ação foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Otto Flach na disciplina de Ciências em uma turma do nono ano. Os jogos didáticos foram elaborados após a aplicação de aulas expositivas, exercícios e trabalhos sobre a temática de elementos químicos e tabela periódica. Em um primeiro momento realizou-se a montagem da tabela periódica gigante, cada aluno recebeu um elemento químico na forma de carta, este deveria pintar de acordo com as cores pré-estabelecidas pelo professor, por exemplo, a família dos metais alcalinos deveria ser colorido na cor amarela. Além disso os alunos acrescentariam nas cartas correspondentes o número atômico e o número de massa do elemento em questão. Após a confecção de todas as cartas, cada aluno apresentou o seu respectivo elemento e com auxílio do professor colaram em um cartaz, este de papel pardo que foi elaborado previamente, cada elemento foi colado no seu lugar conforme a tabela periódica. No segundo momento, o jogo sobre elementos químicos, foram preparados previamente balões, em cada balão estava escrito o símbolo de um elemento químico da tabela periódica, que foram preparados previamente à atividade, e distribuídos no pátio da escola sem os alunos verem, totalizando em 25 elementos químicos. A turma foi dividida em grupos, cada grupo escolheu dois a três representantes para correr em busca do elemento, assim revezando entre si, os outros participantes do grupo poderiam ajudar com dicas. Após a explanação das regras os alunos foram encaminhados ao pátio, local do jogo, a professora iria mencionar o nome do elemento químico e o grupo que encontrasse o seu respectivo símbolo primeiro do adversário ganhava o ponto, assim até o último balão. Através da aplicação os jogos didáticos percebeu-se a necessidade do professor aplicar vários tipos de metodologias para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, como em química que pode ser complexo na visão dos estudantes, por exemplo, em relação à temática da tabela periódica. Através de escritas de memórias de aula e relato dos alunos, percebeu-se que os mesmos compreenderam melhor a classificação e organização da tabela periódica de uma forma mais agradável e motivacional. Sendo assim, constatou-se que as atividades lúdicas, se bem planejadas podem contribuir com a aprendizagem de conceitos científicos ampliando a interação do aluno com os conteúdos de ciências.

Downloads

Publicado

29-09-2016

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino