PETSAÚDE-GRADUASUS: PROMOVENDO QUALIFICAÇÃO NA GRADUAÇÃO

Autores

  • João Marcos Soares Miranda Cordeiro Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Adriana Monteiro de Castro Bhona Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Kassia Kramer Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ana Cristina dos Santos Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó
  • Lauren Sagave Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó
  • Paula Senna da Silva Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó
  • Gabriela Gonçalves de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Maria Conceição de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Sarah Franco Vieira de Oliveira Maciel Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Andréia Machado Cardoso Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-SAÚDE/GRADUASUS - do Ministério da Saúde envolve profissionais da Secretaria de Saúde de Chapecó (SESAU), professores e estudantes dos cursos da área da saúde da UFFS. A UFFS, em parceria com a SESAU, elaborou uma proposta que foi selecionada em nível nacional. O projeto proposto tem por objetivo ser um elo entre os cursos de saúde da universidade (Medicina e Enfermagem) e trabalhadores do SUS para fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade.  Há dois grupos de trabalho: um voltado ao curso de Medicina e outro voltado ao curso de Enfermagem. Os atores desse programa envolvidos nas atividades e resultados descritos abaixo são os preceptores (profissionais do Sistema Único de Saúde - SUS), os tutores (docentes de Medicina) e estudantes de medicina. As atividades iniciaram em maio de 2016. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo expor os resultados preliminares alcançados relacionados às mudanças em Componentes Curriculares do Curso de Medicina, com o intuito de atender as principais necessidades de saúde do município e região. Primeiramente foi realizado um diagnóstico situacional. Este diagnóstico foi feito a partir de reuniões com as preceptoras, as quais explanaram sobre realidades nas quais estão inseridas. Diante disso, foram realizadas três reuniões do Colegiado do curso de Medicina nas quais os atores do PET-SAÚDE/GRADUASUS sugeriram que as temáticas abordadas nos componentes curriculares do curso fossem baseadas em informações epidemiológicas no município de Chapecó e região. Diante dessa realidade, os docentes dos Componentes Curriculares (CCR) Introdução à Prática Científica (IPC) e Processos Biológicos II (PBII) adequaram os planos de ensino de acordo com as demandas apontadas. No CCR de IPC, a nova proposta metodológica é que os estudantes da primeira fase realizem revisões sistemáticas da literatura a partir das seguintes temáticas: câncer, dengue, sífilis, notificação, violência e obesidade. A proposta do CCR de PBII é a realização de seminários cuja abordagem são os cânceres mais prevalentes dessa região. Além desses CCRs, os docentes do Componente Curricular de Saúde Coletiva II proporcionaram o aprofundamento sobre o processo de notificação do SUS. Conforme esses resultados, observa-se que a formação acadêmica dos discentes do Curso de Medicina está tornando-se mais qualificada, demonstrando a relevância do PET-SAÚDE/GRADUASUS no processo de construção de um Curso de Medicina integrado, prático e sensível às demandas da comunidade na qual está inserido. Dessa forma, essas ações permitem que os conteúdos transcendam a academia, construindo uma identidade deste Curso de Medicina. Salienta-se, ainda, que estes são apenas resultados preliminares e que o projeto PET-SAÚDE/GRADUASUS prevê ações para a melhoria da integração entre serviço-ensino-comunidade.

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Publicado

01-02-2017

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura